Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

A respeito da avaliação do abdome de pacientes com trauma abdominal contuso e instabilidade hemodinâmica, são apresentadas as afirmativas abaixo. I- A realização de lavado peritoneal é contraindicada em gestantes com suspeita de lesão diafragmática. II- A ecografia abdominal tem sensibilidade diminuída na presença de enfisema subcutâneo e em obesos. III- A tomografia computadorizada é o exame que apresenta maior especificidade, devendo ser utilizado na suspeita de lesão visceral. Qual é a alternativa correta?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas II e III.
E
I, II e III.
Sr. Carlos, 70 anos, chega a emergência com dor nas costas, que piora com a tosse e a mobilização. Tem câncer de pulmão não pequenas células, tipo epidermoide. Exame físico: discreta paraparesia de MMII. Ressonância magnética: lesão lítica no corpo de T12, com compressão medular. A conduta inicial é:
Criança de sete anos brincava de jogar bets (VER IMAGEM) com seus colegas em casa quando em um lance, ao passar por trás de seu companheiro que estava para rebater uma bola, sofreu um forte impacto do taco de bets em seu olho esquerdo. No momento do impacto foi levado ao hospital onde no pronto atendimento o exame físico revelou: hematoma periorbitário esquerdo com edema importante. Movimentos oculares preservados em todas as direções. Amaurose à esquerda. Reflexo pupilar lento à esquerda. O reflexo vermelho estava presente e com brilho característico em olho direito, porém não havia reflexo vermelho em olho esquerdo. Assinale a alternativa CORRETA com relação ao quadro clínico em questão:
Leila, 39 anos, notou aumento da mama, com endurecimento focal, calor e rubor há 4 meses. Automedicou- se com pomadas, sem melhora. Há 2 semanas surgiram febre e ulceração em mama, com saída de secreção purulenta. A mamografia revela “ classificação de Bi- rads IV ’’. A conduta é:
Com relação à polirradiculoneurite aguda (síndrome de Guillain-Barré), assinale a alternativa INCORRETA.
Compartilhar