A respeito da cetoacidose diabética, assinale a alternativa INCORRETA.
A
Pode ser a manifestação inicial do diabetes tipo 1, embora seja mais frequente em indivíduos com diagnóstico previamente estabelecido.
B
A ocorrência de náuseas e vômitos em um paciente com diabetes tipo 1 justifica uma avaliação laboratorial para cetoacidose diabética.
C
Não há, necessariamente, correlação entre o grau de acidose e a hiperglicemia.
D
Os estoques de potássio são reduzidos, muito embora os níveis séricos possam estar normais ou mesmo elevados no momento do diagnóstico.
E
O déficit de volume costuma ser de 1 a 2 litros, a ser reposto na primeira hora através de um bolo de soro fisiológico.
Outras questões
Secundigesta, 29 anos, 30 semanas de gestação bem datada através de ultrassonografia de primeiro trimestre, chega ao pronto-socorro queixando-se de perda líquida via vaginal. Ao exame especular, foi confirmada a presença de líquido amniótico exteriorizando-se pelo orifício cervical. Exames complementares: hemoglobina =11 g/dl; hematócrito = 30%; leucócitos totais = 12.000; cardiotocografia = padrão tranquilizador; perfil biofísico fetal de 8. Com base no caso acima, assinale a alternativa que indica a conduta correta:
Sobre a onfalocele, é correto a?rmar:
É internado um homem de 48 anos para investigação diagnóstica de ascite tensa, sendo realizada paracentese diagnóstica. A análise do líquido ascítico mostra pH = 8,0, glicose = 80 mg/dl, proteínas = 3,5 g/dl e albumina = 2,3 g/dl. A dosagem da albumina sérica é de 3,8 g/dl. Frente a estes achados, a hipótese diagnóstica mais provável é:
Paciente de 28 anos, portador de úlcera duodenal estenosante, com vômitos pós-alimentares não biliosos tardios, apresenta-se desidratado e com alterações do equilíbrio hidroeletrolítico e acidobásico. Estas alterações caracterizam-se por: