Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

A respeito da cetoacidose diabética, assinale a alternativa INCORRETA.

A
Pode ser a manifestação inicial do diabetes tipo 1, embora seja mais frequente em indivíduos com diagnóstico previamente estabelecido.
B
A ocorrência de náuseas e vômitos em um paciente com diabetes tipo 1 justifica uma avaliação laboratorial para cetoacidose diabética.
C
Não há, necessariamente, correlação entre o grau de acidose e a hiperglicemia.
D
Os estoques de potássio são reduzidos, muito embora os níveis séricos possam estar normais ou mesmo elevados no momento do diagnóstico.
E
O déficit de volume costuma ser de 1 a 2 litros, a ser reposto na primeira hora através de um bolo de soro fisiológico.
Mulher jovem com 23 anos, gestante pela 1ª vez, 36 semanas, apresenta-se com Pressão Arterial = 170 x 110 mmHg na Emergência Obstétrica e queixa-se de cefaleia, visão turva, diplopia e dor epigástrica. Diante desse quadro qual a hipótese mais provável?
A mãe de um lactente de 13 meses indaga ao pediatra sobre a vacina contra o vírus da influenza. O médico responde corretamente:
Segundo critérios estabelecidos a partir da observação de inúmeros recém-nascidos (RN), a icterícia fisiológica, manifestação frequentemente observada no período neonatal, tem como características todas as abaixo apresentadas, EXCETO:
Na atividade elétrica sem pulso, seguindo-se às manobras de ressuscitação, contraindica-se como medida inicial:
Compartilhar