Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Reumatologia

A respeito da correção de distúrbios hidroeletrolíticos no paciente cirúrgico é CORRETO afirmar:

A
Para níveis de potássio abaixo de 2,5 mEq/l necessitamos repor 200 a 400 mEq de potássio para elevar em 1 mEq/l o nível sérico do potássio plasmático.
B
Em caso de variação do pH, para cada 0,1 unidade de variação do pH ocorre uma variação de 1 mEq/l do potássio sérico.
C
A melhor forma de repor o potássio em pacientes assintomáticos é via parenteral, não devendo exceder em 40 mEq por hora a sua infusão.
D
A reposição volêmica diária no paciente em jejum, sem perdas adicionais, é de 3.000 ml, sendo 2.000 de solução glicosada 5% e 1.000 de solução fisiológica 0,9%.
E
Para se repor 2 litros de uma solução endovenosa em 24 horas devemos calcular o gotejamento para 20 gotas por minuto
Os marcadores tumorais CA-125, alfa-feto proteína e gonadotrofina estão habitualmente associados às seguintes neoplasias ovarianas, pela ordem:
Criança de 7 anos apresenta quadro de faringoamigdalite aguda, tendo sido medicada, nas primeiras 24 horas da febre, com penicilina benzatina. 14 dias após, apresenta urina escura, cor de “Coca-Cola”. Qual exame, reforça melhor a hipótese de Glomerulonefrite?
Criança escolar, 8 anos, com suspeita de Baixa Estatura Familiar (BEF). O que esperar, para esse diagnóstico, da radiografia de punho e mão esquerda para idade óssea (IO)?
Qual a conduta que deve ser realizada quando lactente de 11 meses, vacinado na maternidade com o BCG, não apresenta cicatriz vacinal?
Compartilhar