Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neonatologia

A respeito da desnutrição energético-proteica, é correto afirmar:

A
O baixo peso ao nascer não é um bom indicador de risco de desnutrição materno-fetal, pois sofre a influência de fatores genéticos.
B
O Índice de Massa Corporal não deve ser utilizado como indicador em adultos porque sofre influência do perfil de estatura da população.
C
A mortalidade na faixa etária escolar é considerada um indicador desprovido de fatores de confusão.
D
O peso, mas não a altura, de crianças que atingem a idade escolar configura-se como um indicador adequado de seu estado nutricional.
E
Houve um declínio acentuado na prevalência de desnutrição energético-proteica no Brasil nas últimas 3 décadas.
<P>Paciente masculino de 28 anos se apresenta ao ambulatório de clínica médica com diarreia há 3 meses e emagrecimento de 8 kg. Ao exame apresenta lesões de mucosa oral compatíveis com candidíase, 3 placas violáceas com diâmetro de 2 a 4 cm em membro superior esquerdo e 5 outras lesões com mesmo aspecto em tronco, com suspeita de sarcoma de Kaposi. A respeito do diagnóstico do caso acima, considere as seguintes afirmativas: 1. Cerca de 50% dos indivíduos com infecção primária pelo HIV apresentam exantema retroviral agudo. 2. A viremia na fase do exantema retroviral agudo pode demonstrar milhões de cópias do HIV/ml, índice que permanece elevado por longos períodos (6–12 meses), não se correlacionando com a evolução do exantema. 3. Além da forma clássica e epidêmica em africanos, duas formas oportunistas de sarcoma de Kaposi são descritas historicamente: em pacientes transplantados e HIV positivos. 4. O desenvolvimento do sarcoma de Kaposi no paciente HIV positivo está associado não somente com a infecção retroviral, mas também ao herpes-vírus do tipo 8 (HHV-8). Assinale a alternativa correta.
Quanto às lesões compressivas de nervos, é INCORRETO afirmar:
A eletromiografia de agulha é um exame de auxílio essencial no diagnóstico para todas as situações apresentadas abaixo, EXCETO:
Assinale a alternativa que NÃO precisa ser evitada no caso de paciente do sexo masculino com diagnóstico de paralisia periódica hipercalêmica.
Compartilhar