Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neonatologia

A respeito da desnutrição energético-proteica, é correto afirmar:

A
O baixo peso ao nascer não é um bom indicador de risco de desnutrição materno-fetal, pois sofre a influência de fatores genéticos.
B
O Índice de Massa Corporal não deve ser utilizado como indicador em adultos porque sofre influência do perfil de estatura da população.
C
A mortalidade na faixa etária escolar é considerada um indicador desprovido de fatores de confusão.
D
O peso, mas não a altura, de crianças que atingem a idade escolar configura-se como um indicador adequado de seu estado nutricional.
E
Houve um declínio acentuado na prevalência de desnutrição energético-proteica no Brasil nas últimas 3 décadas.
Adolescente de 17 anos há 5 dias iniciou febre, odinofagia e fadiga. O exame físico revela tonsilite exsudativa com aumento e sensibilidade bilateral dos linfonodos cervicais posteriores. O baço é palpável a 3 cm abaixo do rebordo costal. O agente etiológico mais provável da doença deste paciente é:
Recém-nato a termo, parto normal, peso=3600g, exame físico normal. Os exames pré-natais indicaram infecção em atividade pelo citomegalovírus no final da gestação. A recomendação em relação à amamentação é:
Recém-nato a termo, após 30 segundos de assistência adequada na sala de parto, evoluiu com respiração regular, FC = 110 bpm, acrocianose. A conduta neste momento será:
Em relação ao choque, marque a opção correta.
Compartilhar