Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neonatologia

A respeito da desnutrição energético-proteica, é correto afirmar:

A
O baixo peso ao nascer não é um bom indicador de risco de desnutrição materno-fetal, pois sofre a influência de fatores genéticos.
B
O Índice de Massa Corporal não deve ser utilizado como indicador em adultos porque sofre influência do perfil de estatura da população.
C
A mortalidade na faixa etária escolar é considerada um indicador desprovido de fatores de confusão.
D
O peso, mas não a altura, de crianças que atingem a idade escolar configura-se como um indicador adequado de seu estado nutricional.
E
Houve um declínio acentuado na prevalência de desnutrição energético-proteica no Brasil nas últimas 3 décadas.
Anemias microcíticas e hipocrômicas podem estar relacionadas à deficiência de ferro, inflamações crônicas e talassemia. O parâmetro laboratorial capaz de fidedignamente identificar a anemia ferropriva dentre os abaixo é:
Adolescente de 19 anos liga para seu ginecologista referindo que na noite anterior, durante intercurso sexual com seu namorado, rompeu o preservativo. Preocupada, pois encontrava no 10º dia do ciclo menstrual, fez ducha vaginal. Ao telefone, qual seria a melhor orientação para essa adolescente?
Em relação ao câncer gástrico, é correto afirmar que:
Num paciente com hipertensão arterial sistêmica, sem tratamento, espera-se que a ação do aumento do tônus simpático e da diminuição do tônus parassimpático venha determinar cronicamente alterações:
Compartilhar