Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neonatologia

A respeito da desnutrição energético-proteica, é correto afirmar:

A
O baixo peso ao nascer não é um bom indicador de risco de desnutrição materno-fetal, pois sofre a influência de fatores genéticos.
B
O Índice de Massa Corporal não deve ser utilizado como indicador em adultos porque sofre influência do perfil de estatura da população.
C
A mortalidade na faixa etária escolar é considerada um indicador desprovido de fatores de confusão.
D
O peso, mas não a altura, de crianças que atingem a idade escolar configura-se como um indicador adequado de seu estado nutricional.
E
Houve um declínio acentuado na prevalência de desnutrição energético-proteica no Brasil nas últimas 3 décadas.
Nos casos de convulsão febril, marque V, para verdadeiro, ou F, para falso, para quando está indicada a punção lombar. ( ) Idade < 12 meses. ( ) Sinais e sintomas meníngeos. ( ) Estado clínico geral acometido, coma e letargia. ( ) Ausência de etiologia definida para febre. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Jovem, 23 anos, sofreu acidente automobilístico, apresentando dificuldade respiratória e confusão mental. Exame físico: PA = 60 x 30 mmHg, FC = 60 bpm, respiração diafragmática, Glasgow = 12, tetraplegia. Hemoglobina = 12 g/dl. Pressão venosa central = 6 mmHg. Gasometria arterial (ar ambiente): pH = 7,28, PaCO2 = 60 mmHg. Tomografias computadorizadas de crânio e abdome sem alterações. O DIAGNÓSTICO E CONDUTA SÃO:
Em relação a uma paciente com mais de 36 semanas de gestação que apresenta pré-eclâmpsia grave e feto com maturidade pulmonar comprovada, considerar as condutas propostas abaixo: I- Utilizar nitroprussiato de sódio para controle pressórico enquanto a gestação não atingir 38 semanas. II- Prescrever sulfato de magnésio para prevenir convulsões. III- Interromper a gestação por cesariana, para evitar o trabalho de parto. É (São) adequada (s) a (s) assertiva (s):
São casos de aumento da amilase sérica, EXCETO:
Compartilhar