Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

A respeito da faringite aguda, assinale a alternativa correta.

A
A faringite aguda causada pelo estreptococo do grupo A é comum em crianças com menos de 3 anos de idade.
B
A faringite aguda na população adulta tem como principal etiologia a bactéria Streptococcus pyogenes.
C
A infecção aguda pelo vírus HIV pode ocasionar um quadro de faringite aguda, devendo ser considerada nos pacientes com comportamento de risco.
D
O início precoce do antibiótico penicilina no tratamento da faringite aguda estreptocócica é importante para a prevenção da glomerulonefrite aguda.
E
No paciente com faringite aguda, a presença de linfonodos aumentados e dolorosos na região cervical é sugestivo da etiologia viral, principalmente da família rinovírus.
Pacientes portadoras de traço falcêmico estão mais propensas, durante a gestação, a apresentarem:
Gestante de 30 semanas interna em trabalho de parto franco, com dilatação cervical de 6 cm, colo fino e centralizado, bolsa íntegra, apresentação cefálica em plano –1 de De Lee e FCF de 136 bpm. Em que pesem os esforços na tentativa de inibir a contratilidade uterina, o trabalho de parto evoluiu para o período expulsivo. Qual a ação mais importante a ser realizada pelo obstetra ao realizar um parto nesta situação?
A cicatrização das feridas apresenta 3 fases importantes. Na evolução cronológica destas fases há o aparecimento de diferentes tipos de células na ferida durante a cicatrização. Qual das respostas abaixo correlaciona, corretamente, a fase com o número de determinada célula.
Por qual motivo a mamografia é o principal exame no rastreamento de câncer de mama?
Compartilhar