Paciente com 67 anos, sexo feminino, procura assistência médica devido a dor e rigidez na musculatura da cintura escapular e pélvica de início há 30 dias, após o falecimento do marido. Nega sintomas relacionados ao aparelho cardíaco, pulmonar, urinário e gastrointestinal. Exames laboratoriais com discreta anemia normocítica normocrômica, VHS 98 mm, proteína C reativa ultrassensível 45,1 mg/L. Qual o provável diagnóstico dessa paciente?
A
Polimialgia reumática.
B
Fibromialgia.
C
Dermatopolimiosite.
D
Transtorno de ansiedade.
E
Tuberculose.
Outras questões
Paciente de 32 anos, masculino, internado há 5 dias com dispneia por pneumonia da comunidade. Febre alta nos 2 primeiros dias e 1 pico de 38ºC há 48h. Atualmente: Consciente, frequência cardíaca de 76 por minuto, frequência respiratória de 18 por minuto, PA 110x60 mmHg, saturação 2 de 97% com ar ambiente e RX de tórax com infiltrado no 1/3 inferior do hemitórax esquerdo. Em situações como esta, qual seria a melhor conduta?
Doença de Chagas: diagnóstico e uso de Rochagan. Paciente masculino, 23 anos, há cinco dias com edema localizado, indolor, nas pálpebras e região periorbitária direita, seguido de adinamia e febre baixa. Residente em Palhano CE.Traz imunofluorescência indireta (IgG) reagente para Trypanosoma cruzi. Qual conduta mais adequada?
Homem de 18 anos sofreu ferimento por arma de fogo na região torácica, com grande perda sanguínea. Chegou ao pronto-socorro em franco estado de choque hipovolêmico, onde recebeu rápida infusão de solução cristaloide. Havia indicação precisa para administração de concentrado de hemácias e toracotomia de urgência. Que conduta imediata tomar em relação à hemotransfusão?
Assinale a patologia congênita mais frequente do pescoço: