Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

A respeito da faringite aguda, assinale a alternativa correta.

A
A faringite aguda causada pelo estreptococo do grupo A é comum em crianças com menos de 3 anos de idade.
B
A faringite aguda na população adulta tem como principal etiologia a bactéria Streptococcus pyogenes.
C
A infecção aguda pelo vírus HIV pode ocasionar um quadro de faringite aguda, devendo ser considerada nos pacientes com comportamento de risco.
D
O início precoce do antibiótico penicilina no tratamento da faringite aguda estreptocócica é importante para a prevenção da glomerulonefrite aguda.
E
No paciente com faringite aguda, a presença de linfonodos aumentados e dolorosos na região cervical é sugestivo da etiologia viral, principalmente da família rinovírus.
O exame físico realizado na sala de parto de um bebê nascido a termo, pesando 2830 g, revelou ambiguidade genital com hipospádia e criptorquídia. Considerando-se a suspeita de hiperplasia congênita de suprarrenal, pode-se encontrar nos exames laboratoriais:
Paciente relata que após 18 horas do parto, a filha passou a apresentar icterícia na face e ao exame após 24 horas foi confirmado icterícia em face e tronco. A mãe é primigesta e não apresentou intercorrências durante a gestação. Recém-nascido de parto normal, com idade gestacional = 39 semanas, peso = 3200 g, choro forte, internado no alojamento conjunto com a mãe e recebendo leite materno sob livre demanda. Tipagem sanguínea da mãe O, Rh positivo e teste de Coombs indireto negativo. Recém-nascido sugando bem ao seio materno, sem outras alteraçãoes. Qual o provável diagnóstico e a conduta sequencial mais adequada:
Em uma paciente grávida a termo, em que está sendo realizada uma anestesia peridural lombar para uma cirurgia de cesariana, com injeção de 25 ml de solução de Lidocaína a 2% com Adrenalina, o aparecimento imediato de convulsão determina como primeira medida a
A fibrose cística é uma doença que ocorre na faixa etária pediátrica. Essa doença
Compartilhar