Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Pneumologia

A respeito da hipertensão arterial sistêmica, é incorreto afirmar que:

A
Os inibidores da enzima de conversão da angiotensina estão contra-indicados na gravidez.
B
O edema de membros inferiores secundário ao bloqueador do canal de cálcio responde bem ao tratamento com diuréticos.
C
Nos pacientes digitalizados, os diuréticos devem ser utilizados com monitorização cuidadosa do potássio sérico.
D
Os diuréticos de alça estão indicados em hipertensos com lesão renal e/ou insuficiência cardíaca, pois apresentam ação natriurética muito mais potente que os tiazídicos.
E
Os betabloqueadores são contraindicados em pacientes asmáticos, portadores de DPOC e no bloqueio atrioventricular de segundo e terceiro graus.
Paciente de 15 anos de idade, sexo masculino, durante uma evacuação na escola, notou sangramento retal. A colonoscopia revelou incontáveis pólipos no cólon e no reto e o laudo histopatológico da biopsia de um destes pólipos confirmou pólipo adenomatoso. O pai dele morrera aos 54 anos devido a um sangramento retal. A conduta mais apropriada, neste caso, é:
Um jovem de 20 anos de idade bateu seu carro contra um poste. Não usava cinto de segurança e, ao ser resgatado e trazido à sala de emergência, apresentava-se com fraturas importantes maxilofaciais e em sofrimento respiratório. A conduta, neste caso, deve ser:
Em relação ao trauma vascular podemos afirmar como correto:
Menina de 6 anos apresenta desde os 2 anos lesões eritemato-descamativas na região das pregas cubitais e poplíteas, com prurido intenso. Apresenta ainda xerose, manchas hipocrômicas na face, fissura infra-lobular e dupla prega palpebral. Acerca desse quadro clínico, é correto afirmar:
Compartilhar