Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

A respeito da infecção de urina e de vias urinárias, é correto afirmar:

A
A pielonefrite aguda em mulheres raramente está associada a infecção por bactérias com fímbrias
B
O ultrassom é o método de diagnóstico por imagem mais sensível para abscessos renais
C
Gestantes com bacteriúria assintomática não devem ser tratadas com antibióticos
D
Cateterismo vesical é o método mais confiável de coleta de urina para o diagnóstico de infecção urinária
E
Hiperventilação é o sinal clínico precoce mais confiável para o diagnóstico de septicemia
Adulto jovem, previamente hígido, acordou com indisposição e, à tarde, passou a apresentar febre de 39° C e calafrios, obtendo alívio com antipirético. Na manhã seguinte, queixava-se de dor de intensidade crescente na face lateral do hemitórax direito com alívio parcial com o uso de analgésicos, além de dificuldade respiratória atribuída á dor. À noite, procurou serviço de emergência com febre alta, dor pleurítica intensa á direita e dispneia. Os sinais vitais mostraram frequência cardíaca de 110 bpm e pressão arterial de 90/60 mmHg. Foi diagnosticada extensa pneumonia no pulmão direito. Qual o agente etiológico mais provável para este quadro?
Com relação à crise convulsiva febril, podemos afirmar:
A forma precoce da síndrome de Dumping geralmente ocorre _____ após a ingestão de uma refeição e é acompanhada por sintomas gastrointestinais e _____. Ele é mais comum após gastrectomia _____ com a reconstrução _____. Identifique a alternativa que preenche, CORRETAMENTE, as lacunas acima:
Homem será submetido a uma cirurgia de língua por câncer (Glossectomia), o que impedirá de deglutir por 1 mês. Qual via de acesso para suporte nutricional deve ser usada nesse contexto?
Compartilhar