Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

A respeito da insuficiência cardíaca congestiva (ICC), é incorreto afirmar que:

A
A anemia, as arritmias e a não aderência à dieta são consideradas fatores agravantes ou precipitantes da descompensação cardíaca na ICC.
B
Os diuréticos são medicações importantes no alívio ou na prevenção da congestão venosa.
C
Os inibidores da enzima de conversão da angiotensina estão indicados em todos os pacientes com disfunção ventricular sintomática ou assintomática.
D
A hipertensão arterial e a doença de Paget são consideradas causas de ICC de alto débito.
E
O aparecimento da terceira bulha expressa uma disfunção miocárdica contrátil e representa um sinal clássico de insuficiência cardíaca.
Assinale a assertiva correta sobre hepatite viral em crianças.
A crise convulsiva febril é uma condição benigna, mas que causa angústia na família. A medicação anticonvulsivante profilática via de regra não é utilizada, a não ser em casos de dificuldade da família em acesso aos serviços de saúde. Nestes casos estaria indicada a medicação contínua profilática. A medicação de escolha nesta situação é:
Em relação ao diagnóstico do aneurisma da aorta abdominal (AAA), analisar a alternativa CORRETA.
Um homem de 20 anos, previamente saudável, apresenta-se para avaliação queixando-se de aumento indolor de volume na bolsa escrotal à direita. Ao exame físico, uma massa firme e indolor é encontrada na região. Em relação a esse caso, é INCORRETO afirmar:
Compartilhar