A respeito da quimioprofilaxia em casos de meningite bacteriana, é correto afirmar:
A
Assegura efeito protetor absoluto e prolongado e, por isso, tem sido adotada como medida eficaz na prevenção de casos secundários.
B
Está indicado para qualquer contato de casos de doença meningocócica ou de meningite por Haemophilus influenzae.
C
Também está indicada para o paciente no momento da alta, exceto em casos em que a droga utilizada tenha sido a ceftriaxona.
D
A droga de escolha é a minociclina, que deve ser administrada para todos os contatos simultâneamente.
E
Para ambas as etiologias, o tempo adequado de utilização da droga é de 48 horas contadas a partir do diagnóstico do caso.
Outras questões
A respeito da hepatite A e suas manifestações, pode-se afirmar que:
É possível realizar a profilaxia da infecção pelo vírus sincicial respiratório, para pacientes de risco, com a administração de:
Quanto aos critérios de distribuição de fígado de doadores cadáveres para transplante, modificados pela Portaria no 1.160 de 29 de Maio de 2006, podemos afirmar, EXCETO:
Homem de 70 anos está internado numa enfermaria de clínica médica, há 15 dias, para investigação de quadro demencial. Recebe hidratação parenteral através de cateter venoso central , instalado na subclávia esquerda. Há 6 dias vem apresentando febre diária de 39ºC. No exame clínico de rotina nota-se o aparecimento de um sopro sitólico e diastólico (++/4+) em foco aórtico. Há 2 dias está com tosse e, na radiografia de tórax, surgiram vários pequenos velamentos na periferia de ambos os pulmões. Das abaixo citadas, a melhor opção terapêutica, enquanto se aguardam os exames de investigação diagnóstica, é a introdução de: