Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

A respeito da quimioprofilaxia em casos de meningite bacteriana, é correto afirmar:

A
Assegura efeito protetor absoluto e prolongado e, por isso, tem sido adotada como medida eficaz na prevenção de casos secundários.
B
Está indicado para qualquer contato de casos de doença meningocócica ou de meningite por Haemophilus influenzae.
C
Também está indicada para o paciente no momento da alta, exceto em casos em que a droga utilizada tenha sido a ceftriaxona.
D
A droga de escolha é a minociclina, que deve ser administrada para todos os contatos simultâneamente.
E
Para ambas as etiologias, o tempo adequado de utilização da droga é de 48 horas contadas a partir do diagnóstico do caso.
Paciente de 35 anos, nuligesta, ciclos menstruais regulares, comparece à consulta com ultrassonografia endovaginal evidenciando lesão em parede posterior de corpo uterino, subserosa e intramural sugestiva de Leiomioma. A melhor conduta neste caso é:
Dentre as patologias citadas abaixo, qual determina amenorreia primária:
A droga anti-hipertensiva de escolha para o uso crônico na gestação é:
Em relação à insuficiência cardíaca congestiva (ICC), na faixa etária pediátrica, analise as afirmativas a seguir: I. Os principais sinais de ICC na criança são: cardiomegalia, taquipneia, di?culdade pra mamar, palidez, sudorese, baixo ganho ponderal e hepatomegalia. II. O edema bipalpebral e de membros inferiores surgem em casos extremos sendo uma das principais diferenças clínicas da ICC no adulto e na criança. III. Os sinais e sintomas de ICC surgem após o primeiro ano de vida na maioria dos casos de cardiopatia congênita. IV. O sopro cardíaco é o principal sinal de cardiopatia congênita, assim como a cianose central; a ICC é manifestação esporádica e aparece principalmente no pré-escolar e adolescente. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar