Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

A respeito da quimioprofilaxia em casos de meningite bacteriana, é correto afirmar:

A
Assegura efeito protetor absoluto e prolongado e, por isso, tem sido adotada como medida eficaz na prevenção de casos secundários.
B
Está indicado para qualquer contato de casos de doença meningocócica ou de meningite por Haemophilus influenzae.
C
Também está indicada para o paciente no momento da alta, exceto em casos em que a droga utilizada tenha sido a ceftriaxona.
D
A droga de escolha é a minociclina, que deve ser administrada para todos os contatos simultâneamente.
E
Para ambas as etiologias, o tempo adequado de utilização da droga é de 48 horas contadas a partir do diagnóstico do caso.
A nefrolitíase por ácido úrico vem aumentando em frequência nos últimos anos, principalmente em pacientes obesos, portadores de síndrome metabólica e diabéticos. Nesses pacientes, a anormalidade metabólica mais comumente observada é:
Assinale a afirmativa ERRADA sobre o calendário básico de vacinação da criança preconizado pelo Ministério da Saúde:
Um médico do serviço de resgate retornava para casa quando presenciou colisão de automóvel de passeio na traseira de caminhão. O acidente ocorreu em uma via com grande fluxo de tráfego e velocidade máxima permitida de 80 km/h. Foi o primeiro a se aproximar do veículo acidentado, percebendo que o motorista do automóvel apresentava-se inconsciente, com sangramento profuso na cabeça e com dificuldade respiratória. A conduta inicial imediata deveria ser:
Paciente do sexo feminino, 43 anos, branca, portadora de diabetes mellitus há aproximadamente 3 anos, deu entrada no pronto socorro com quadro de polis, emagrecimento, mal estar e vômitos. Sem outros sintomas. Nega tabagismo, alcoolismo e outras doenças. Medicações em uso: metformina XR 500mg/dia. Ao exame físico, paciente em mal estado geral, taquipneica, desidratada, IMC: 26,3kg/m², PA: 150x90mmHg, FC: 120bpm, auscultas respiratória e cardíaca sem alterações. Exames laboratoriais: glicemia: 785mg/dl, Na: 150mEq/L, k: 5,2 mEq/L, HCO3: 21mEq/L, creatinina: 1,5mg/dl. Assinale a alternativa correta quanto ao diagnóstico e à terapêutica para esse caso.
Compartilhar