Questões na prática

Cirurgia

Ortopedia

A respeito da síndrome compartimental dos MM.II (membros inferiores), é INCORRETO afirmar que:

A
Pulso pedioso exclui esse diagnóstico.
B
Ausência de dor espontânea ou a movimentação do membro acometido exclui esse diagnóstico (se não houver TCE ou paralisia dos MM.II).
C
Pressão tissular do compartimento normal exclui esse diagnóstico.
D
É preferível a hipertensão arterial sistêmica à hipotensão nessa situação.
E
A presença de fratura exposta não afasta esse diagnóstico.
De acordo com o Manual de Normas para Controle e Assistência das Infecções Respiratórias Agudas do Ministério da Saúde, qual o provável diagnóstico e conduta diante de pré-escolar, 03 anos de idade, com febre e tosse há 48 horas, sem tiragem intercostal ou subdiafragmática, com frequência respiratória de 50ipm?
Um paciente foi internado para investigação de dor abdominal crônica agudizada, com tomografia contrastada agendada após 3 dias. Trata-se de um paciente de 52 anos, sabidamente diabético há 5 anos, em uso de metformina 850 mg 3x/dia, sem complicações em órgãos-alvo do diabetes. Seus últimos exames de glicemia capilar pré-prandial foram: 250, 225, 192 e 200 mg/dl. A conduta médica correta é:
Convidado a ministrar uma aula sobre anormalidades dos membros inferiores na infância, em congresso científico de nível internacional, um ortopedista pediátrico esmerou-se na seleção das fotografias contidas no atlas que acabara de publicar. No dia da apresentação, ele foi minucioso ao discorrer sobre as alterações angulares, causa corriqueira de ansiedade dos familiares, tendo ensinado que:
Fumante desde a juventude, uma artesã de 35 anos tinha febre, dor abdominal e massa palpável no flanco direito. Uma RMN sugeriu carcinoma de células renais, o que foi referendado pela histopatologia. Com o avúnculo, ela aprendera a esculpir figuras indígenas em toras de madeira reciclada. No cenário acima, o dado clinicoepidemiológico que indubitavelmente está em consonância com a história natural clássica do tumor é:
Compartilhar