Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nefrologia

A respeito da síndrome nefrítica aguda (SNA), é incorreto afirmar que:

A
As principais nefrites que cursam com SNA são glomerulonefrite pós-estreptocócica e nefrite por IGA.
B
Os principais sinais e sintomas da SNA são edema, hipertensão e sinais de congestão circulatória (edema pulmonar e hepatomegalia).
C
O complemento pode estar consumido na glomerulonefrite pós-estreptocócica e na membranoproliferativa.
D
A hematúria macroscópica costuma acontecer concomitantemente à infecção na nefropatia por IgA.
E
O tratamento de escolha para a glomerulonefrite pós-estreptocócica é a prednisona 1mg/Kg/dia durante 8 semanas.
Paciente hipertenso de longa data desenvolve dor precordial progressiva com irradiação para o dorso e abdome, distensão abdominal, ausência de pulso em membros inferiores. No momento da admissão na emergência, a sua pressão arterial é de 220/130mmHg em MMSS e 140/80 em MMII. Qual a melhor conduta para controle da pressão arterial? Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. Cecil - Tratado de Medicina Interna - 21ª Edição.
NÃO é indicação de tratamento cirúrgico da hérnia umbilical em crianças menores que quatro anos: Referência: TOWSEND, C. M. e colaboradores. Sabiston, Tratado de cirurgia : a base biológica da moderna prática cirúrgica. Editora Elsevier, 3ª tiragem, 2005.
Correlacione as colunas e assinale a alternativa que contém a sequência correta: I- Indometacina, II- Gosserrelina, III- Bromocriptina, IV- Clomifeno; [ ] Endometriose , [ ] Anovolução, [ ] Dismenorreia, [ ] Hiperprolactinemia. Referência:ROTINAS EM GINECOLOGIA - Fernando Freitas e cols.
Qual das medicações abaixo não está indicada em casos de violência sexual?
Compartilhar