Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

A respeito das dermatozoonoses, identifique as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) O Sarcoptes scabiei é o agente causal da escabiose, e no lactente lesões palmoplantares são características. ( ) Prurido noturno e presença de lesões papulares na região inguinal e axilar sugerem o diagnóstico de escabiose. ( ) A presença de lesão pruriginosa linear e serpiginosa na região plantar sugere o diagnóstico de escabiose. ( ) Pápulas pruriginosas na criança e lesões semelhantes nos familiares são características da escabiose. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

A
V – F – V – V.
B
V - V - F - V.
C
V - F - F - V.
D
F - V - V - F.
E
F - V - F - F.
São exames potencialmente úteis na diferenciação entre insuficiência renal aguda e crônica, EXCETO:
No ambulatório de ORL, um paciente apresenta febre elevada de 39°C, dor de garganta e odinofagia. A oroscopia mostra intensa hiperemia e congestão da mucosa faríngea, de coloração vermelho vinhosa, e a presença de pseudomembranas que comprometem por contiguidade os pilares anteriores. O diagnóstico mais provável é de Angina:
Marcela tem 3 dias de vida, nasceu de parto normal, a termo. Sua genitora adquiriu varicela 5 dias antes do parto. Qual a conduta a ser tomada em relação à Marcela?
Um paciente de 42 anos, recentemente internado num leito de UTI, tem diagnóstico sindrômico de choque. Há poucos minutos foi colocado nesse paciente um cateter de Swan-Ganz, que permite medidas invasivas para acessar o tipo de choque corretamente. As medidas observadas permitem perceber as seguintes anormalidades: pressão capilar pulmonar ocluída reduzida, débito cardíaco reduzido e resistência vascular sistêmica aumentada. Com base nesses achados, esse paciente apresenta que tipo de choque?
Compartilhar