Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

A respeito das doenças inflamatórias intestinais (DII), marque a alternativa correta:

A
A doença de Crohn acomete mais frequentemente o reto e o sigmoide.
B
A retocolite ulcerativa é uma doença invasiva que avança por toda a extensão da parede intestinal.
C
A uveíte e o pioderma gangrenoso devem ser interpretados como sinais de atividade da doença nas DII.
D
O tratamento cirúrgico na doença de Crohn pretende ser curativo, e a colectomia total com anastomose ileorretal é o procedimento de escolha.
E
O anticorpo anticitoplasma de neutrófilo perinuclear (pANCA) é encontrado em 70% dos pacientes com doença de Crohn.
Um casal tem um de seus 5 filhos hospitalizado com diagnóstico de meningite meningocócica. Que medida profilática deve ser obrigatoriamente tomada para que não ocorram casos secundários da doença, considerando que a criança doente tem cinco anos e os outros irmãos têm 3, 7, 13 e 14 anos?
Gestante admitida no pronto-atendimento obstétrico em trabalho de parto, com idade gestacional de 41 semanas e 5 dias, é encaminhada a cesárea de emergência devido à presença de bradicardia fetal e líquido amniótico com mecônio espesso. Em relação ao atendimento desse recém-nascido, assinale a alternativa INCORRETA.
Assinale a alternativa que NÃO faz parte de um ciclo típico de fertilização in vitro (FIV) - ou injeção citoplasmática de espermatozoides (ICSI).
Um paciente masculino, branco, 65 anos, com diabetes do tipo II, foi submetido à ressecção de tumor de cólon. Aos doze dias de pós-operatório, sob NPT e apesar da cobertura de antibióticos de amplo espectro, apresenta 38,5 ºC de temperatura axilar e instabilidade hemodinâmica. Entre outras alterações, os exames laboratoriais revelam leucocitose, creatinina de 2,8 mg/dL e hemocultura positiva para Candida krusei. Qual a conduta mais adequada em relação a esses achados?
Compartilhar