Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

A respeito das doenças inflamatórias intestinais (DII), marque a alternativa correta:

A
A doença de Crohn acomete mais frequentemente o reto e o sigmoide.
B
A retocolite ulcerativa é uma doença invasiva que avança por toda a extensão da parede intestinal.
C
A uveíte e o pioderma gangrenoso devem ser interpretados como sinais de atividade da doença nas DII.
D
O tratamento cirúrgico na doença de Crohn pretende ser curativo, e a colectomia total com anastomose ileorretal é o procedimento de escolha.
E
O anticorpo anticitoplasma de neutrófilo perinuclear (pANCA) é encontrado em 70% dos pacientes com doença de Crohn.
A Asma Brônquica é doença de grande importância e sobre ela podemos afirmar que
As medidas preventivas para doenças cardiovasculares podem ser dividas em farmacológicas e não-farmacológicas, sendo estas últimas indicadas para todos os pacientes. As alternativas abaixo trazem algumas informações que podem ser passadas aos pacientes e alguns cuidados que o médico deve ter ao prescrevê-las. Assinale a associação mais correta:
Uma criança, do sexo masculino, pesando 3 Kg, nascida de parto normal, Apgar 9/10, exame físico normal, alimentada nas primeiras horas de vida com leite materno, sugou bem. No segundo dia de vida, foi notada equimose na nádega direita, foram observadas também diversas evacuações sanguinolentas. O teste de Apt demonstrou que o sangue não era materno e sim do recém-nascido. O tempo de protrombina e tempo parcial de tromboplastina eram acentuadamente prolongados, a contagem de plaquetas foi 250.000. Qual é o diagnóstico mais provável?
Paciente de seis meses de idade, apresentando tumoração redutível em cicatriz umbilical, sendo diagnosticada hérnia umbilical. Qual a melhor conduta?
Compartilhar