Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

A respeito das doenças inflamatórias intestinais (DII), marque a alternativa correta:

A
A doença de Crohn acomete mais frequentemente o reto e o sigmoide.
B
A retocolite ulcerativa é uma doença invasiva que avança por toda a extensão da parede intestinal.
C
A uveíte e o pioderma gangrenoso devem ser interpretados como sinais de atividade da doença nas DII.
D
O tratamento cirúrgico na doença de Crohn pretende ser curativo, e a colectomia total com anastomose ileorretal é o procedimento de escolha.
E
O anticorpo anticitoplasma de neutrófilo perinuclear (pANCA) é encontrado em 70% dos pacientes com doença de Crohn.
Com relação à pneumonia na infância é CORRETO afirmar que:
Criança de 10 anos de idade procura o pronto-socorro com queixa de aumento de volume no hemi-escroto direito, observado há aproximadamente 6 horas, acompanhado de dor e hiperemia local. Refere início dos sintomas após exercício físico. Com relação ao quadro clínico, assinale a alternativa correta.
Numa criança com suspeita clínica de hepatite viral aguda, os marcadores virais séricos mais apropriados a serem solicitados para definição diagnóstica do agente etiológico, dentre as opções abaixo, são:
Em relação à regulação da resposta imune pelas células T, analise nas afirmativas a seguir: I. Células T migram da medula óssea para o timo, onde começam a expressar receptores para antígenos, sendo que, a maioria destes receptores tem duas cadeias, ? e ?, e são chamados receptores ?/?; II. Como uma consequência da seleção dentro do timo, algumas células T que têm avidez intermediária para autoantígenos entram na periferia, onde têm potencial para se transformarem em células efetoras patogênicas; III. Quando CD80 e CD86, duas proteínas de superfície de células B e células dendríticas, interagem com a molécula CD28 na superfície das células T, ocorre anergia ou tolerância imune, enquanto que a interação com CTLA-4 (“cytotoxic T - lymphocyt-associated antigen 4”) provoca ativação destas células; Analise:
Compartilhar