Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

A respeito das hérnias femorais, assinale a assertiva correta.

A
A técnica de Lichtenstein é a mais usada para sua correção.
B
Há contraindicação de correção cirúrgica por técnicas laparoscópicas.
C
Localizam-se com mais frequência lateralmente aos vasos femorais.
D
A flacidez do canal femoral faz com que raramente encarcerem.
E
Na correção laparoscópica, a técnica de colocação da tela é igual a das hérnias inguinais.
Qual é a causa mais comum de cardiopatia congênita cianótica com hiperfluxo pulmonar?
Escolar de seis anos, sexo masculino, é levado à consulta devido a quadro de claudicação. Mãe relata que seu filho apresentou episódio de resfriado há 10 dias e que não notou nenhuma outra anormalidade. Exame físico: afebril; bom estado geral; dor e limitação de movimentos do quadril direito. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Paciente submetido à gastrectomia total com linfadenectomia a D2 para o tratamento de adenocarcinoma do tipo difuso de Lauren, localizado no corpo gástrico. Apresentou no primeiro dia de pós-operatório, febre de 38ºC. Ao exame, FR: 22 irpm, FC: 100 bpm, PA: 130 x 70 mmHg, MV diminuído difusamente. Queixava-se de dor no andar superior do abdome que piorava à palpação. Em relação a este caso, qual das condutas abaixo é a mais adequada?
Adolescente masculino, 16 anos, procura atendimento por apresentar dor na perna direita há um mês. Relata que a dor é localizada, sempre noturna e desaparece com anti-inflamatórios não hormonais. Informa ainda que não pratica nenhuma atividade física. Exame físico: ausência de sinais flogísticos na perna afetada, mobilidade preservada, radiografia e TC de fêmur: pequena área osteolítica circundada por osso reacional denso. Cintigrafia óssea: presença de áreas hipercaptantes. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Compartilhar