Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

A respeito das infecções em cirurgias, é incorreto afirmar que:

A
mesmo em cirurgias limpas, a antibioticoterapia profilática está indicada em pacientes acima de 70 anos.
B
toda vez que detectada a infecção de ferida operatória, deve-se iniciar a antibioticoterapia.
C
hipotermia, desnutrição e tabagismo são fatores de risco para infecções no sítio cirúrgico.
D
a antibioticoprofilaxia em dose única não é adequada se a cirurgia tiver duração superior a duas vezes o tempo de meia-vida do antibiótico.
A doença de Graves constitui a causa mais comum de hipertireoidismo e pode estar acompanhada de:
Paciente jovem com diarreia crônica bem caracterizada e sinais clínicos de desnutrição. Se quisermos confirmar a síndrome de má absorção e diferenciar um defeito primário da mucosa de um defeito na digestão das gorduras, usaremos respectivamente:
Acerca do planejamento familiar e infertilidade conjugal, julgue o seguinte item. Os anticoncepcionais orais combinados contêm estrogênio e progestógeno em diferentes doses e esquemas posológicos. Constituem um grupo farmacológico que, além de excelente eficácia contraceptiva, auxilia na profilaxia de doenças sexualmente transmissíveis.
Mulher de 32 anos apresenta-se na consulta com queixas de dores em "todo corpo", incluindo articulações. Não se queixa de rigidez, vermelhidão ou inchume articular. Refere-se à insônia devido à dor e frequentemente apresenta cefaleia. Ao exame, não apresenta sinais inflamatórios articulares e à palpação da inserção da musculatura suboccipital, dos epicôndilos laterais e no quadrante superior e lateral das nádegas sente dor. A velocidade de hemossedimentação é de 14 mm, a pesquisa de anticorpos antinucleares é positiva num título de 1:40, padrão pontilhado, e o fator reumatoide é negativo. Qual é o provável diagnóstico?
Compartilhar