A respeito do choque, assinale a alternativa correta:
A
A causa menos comum do choque hipovolêmico é a hemorragia.
B
A frequência cardíaca é um indicador confiável na avaliação do choque hipovolêmico.
C
Após a correção do choque, os pacientes estão livres de complicações potencialmente fatais.
D
Uma das formas clínicas do choque séptico é a forma fria, na qual o paciente apresenta baixo débito cardíaco.
Outras questões
A doença de Wilson advém de um erro inato do metabolismo, cuja principal consequência é o acúmulo de quantidades tóxicas de um determinado metal no fígado, cérebro, córnea e rins. A doença tem sido descrita em todas as raças, sendo particularmente mais comum em japoneses e judeus e nos povos com alto grau de consanguinidade. A herança é autossômica recessiva e sua prevalência é de 1:30.000 nascidos vivos. A que metal o texto se refere?
A respeito dos colangiocarcinomas, é correto afirmar que:
Criança de 5 anos de idade queixa-se de dor no joelho direito há dois meses, sem história de trauma. Ao exame, apresenta-se em bom estado geral, afebril e com claudicação à direita. A semiologia dos joelhos não revela anormalidade. A avaliação subsidiária mais esclarecedora é:
Paciente, 30 anos de idade, vítima de politraumatismo, é admitido na emergência com quadro de coma. Ao estímulo doloroso, observa-se que ele não apresenta abertura ocular, não apresenta resposta verbal nem motora e as pupilas encontram-se fracamente reagentes à luz. Assinale a alternativa CORRETA em relação ao valor da Escala de Coma de Glasgow correspondente ao quadro clínico descrito.