Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

A respeito do choque, assinale a alternativa correta:

A
A causa menos comum do choque hipovolêmico é a hemorragia.
B
A frequência cardíaca é um indicador confiável na avaliação do choque hipovolêmico.
C
Após a correção do choque, os pacientes estão livres de complicações potencialmente fatais.
D
Uma das formas clínicas do choque séptico é a forma fria, na qual o paciente apresenta baixo débito cardíaco.
Em relação às cardiopatias congênitas, são apresentadas as assertivas a seguir: I. A comunicação interventricular é a cardiopatia congênita acianótica mais prevalente. II. Pais portadores de cardiopatia congênita têm risco maior que a população geral de terem filhos com malformação cardíaca. III. No caso de pais hígidos e um filho com cardiopatia congênita, não existe risco aumentado de ocorrência de malformação cardíaca em próximas gestações. Qual é a alternativa correta?
Pais de menina de 24 meses informam que a filha fala apenas 5 a 10 palavras juntas, apesar de lhe ensinarem com frequência. Brinca sozinha, ainda que na presença de outras crianças. Em relação ao caso, são apresentadas as assertivas a seguir: I. Falar 2 ou 3 palavras juntas, aceitar outras crianças, mas brincar isoladamente são marcos esperados nesta idade; II. O teste Denver II não pode ser aqui utilizado, pois é programado para crianças de até 12 meses; III. A conduta correta é iniciar investigação neuropsicológica para estimular o desenvolvimento precoce da menina. Qual a alternativa correta?
Em relação à agitação e agressividade em idosos com demência, são apresentadas as seguintes assertivas: I. Os benzodiazepínicos podem produzir prejuízo cognitivo, sedação e piora paradoxal do comportamento. II. Buspirona e alguns antagonistas dos receptores ?-adrenérgicos não reduzem agitação, agressão e impulsividade. III. Eletroconvulsoterapia fornece resposta rápida para idosos dementes gravemente doentes, com risco de subnutrição. Qual a alternativa correta?
Uma mulher de 47 anos de idade encontra-se em tratamento de longa data para transtorno do humor . Comparece ao ambulatório com queixa de astenia, sonolência, alteração na fala, intolerância ao frio, constipação intestinal e déficit de memória. Ao exame, nota-se frequência cardíaca = 55 bpm, pele seca e descamativa, reflexos tendinosos diminuídos bilateralmente. O quadro clínico apresentado está relacionado a efeito adverso do tratamento com
Compartilhar