Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Infectologia

Nefrologia

Mulher de 35 anos chega para consulta médica na Unidade Básica de Saúde, referindo que irá realizar extração dentária na próxima semana, e seu dentista solicitou que a mesma recebesse orientação acerca da profilaxia para endocardite bacteriana. A paciente é portadora de comunicação interatrial tipo ostium secundum não corrigida. A conduta adequada é:

A
prescrição de amoxicilina 2 g VO dose única, uma hora antes do procedimento.
B
prescrição de ampicilina 2 g EV ou IM, 30 a 60 minutos antes do procedimento.
C
prescrição de cefalexina 2 g VO, 30 a 60 minutos antes do procedimento.
D
prescrição de amoxicilina 2 g VO na véspera do procedimento.
E
não indicar profilaxia a essa paciente.
A febre amarela e a dengue são doenças cujas estruturas epidemiológicas apresentam semelhanças. A respeito desses agravos, julgue o próximo item. Os agentes etiológicos da febre amarela e da dengue são vírus pertencentes ao mesmo gênero Flavivirus, tendo sido já identificados quatro sorotipos para cada uma dessas doenças.
A febre amarela e a dengue são doenças cujas estruturas epidemiológicas apresentam semelhanças. A respeito desses agravos, julgue o próximo item. A febre amarela silvestre é clinicamente mais grave que a febre amarela urbana.
De acordo com o calendário de vacinação da criança de 2008, preconizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, é correto afirmar que:
Uma menina de 10 meses de idade apresenta pobre ganho ponderal, tosse persistente e uma história de pneumonias de repetição (três eventos nos últimos quatro meses). Sua mãe relata que as fezes da menina são muito grandes e com odor muito fétido. Considerando a melhor hipótese diagnóstica, o procedimento propedêutico mais apropriado é:
Compartilhar