Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Infectologia

Nefrologia

Mulher de 35 anos chega para consulta médica na Unidade Básica de Saúde, referindo que irá realizar extração dentária na próxima semana, e seu dentista solicitou que a mesma recebesse orientação acerca da profilaxia para endocardite bacteriana. A paciente é portadora de comunicação interatrial tipo ostium secundum não corrigida. A conduta adequada é:

A
prescrição de amoxicilina 2 g VO dose única, uma hora antes do procedimento.
B
prescrição de ampicilina 2 g EV ou IM, 30 a 60 minutos antes do procedimento.
C
prescrição de cefalexina 2 g VO, 30 a 60 minutos antes do procedimento.
D
prescrição de amoxicilina 2 g VO na véspera do procedimento.
E
não indicar profilaxia a essa paciente.
Considere as seguintes assertativas sobre neuropatia diabética. I. Os elementos principais no manejo da neuropatia diabética são: controle glicêmico, cuidados com os pés e tratamento da dor. II. Controle glicêmico rigoroso é o principal fator para prevenção da neuropatia diabética III. Polineuropatia diabética dolorosa é uma condição em geral autolimitada. IV. Amitriptilina, capsaicina, gabapentina e inibidores da enzima conversora da angiotensina (EICA) têm se mostrado efetivos para o tratamento da neuropatia diabética. Escolha a opção correta.
Em um paciente com o diagnóstico de Melanoma Maligno em coxa esquerda, com grau de infiltração de Breslow de 2 mm, com ausência de adenomegalias inguinais ao exame físico, foi realizada a pesquisa do linfonodo sentinela em região inguinal esquerda que evidenciou metástase linfonodal. Qual a função deste procedimento cirúrgico?
Ao considerar o agente etiológico mais comum em nosso meio para os quadros de pneumonia aguda da faixa etária pediátrica, qual a primeira escolha antimicrobiana para tratamento ambulatorial?
Para uma paciente pós-menopausada, sem fogachos, com queixa de dispareunia e secura vaginal, a conduta proposta seria:
Compartilhar