Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

A respeito dos distúrbios hidroeletrolíticos, assinale a alternativa incorreta:

A
Normalmente, não se deve repor potássio nas primeiras 24 horas do pós-operatório.
B
Hipocalcemia pode ocorrer em trauma grave.
C
A mielinólise pontina central está associada à rápida correção da hipocalcemia.
D
Na hiperpotassemia, podemos observar o alargamento do complexo QRS.
A estratégia cirúrgica prevista para torção testicular de até 4 horas de evolução é distorcer e:
Oito dias após um quadro viral com poucos sintomas respiratórios, pré-escolar de quatro anos apresentou dores abdominais muito intensas seguidas de vômitos persistentes, algumas vezes biliosos. Duas semanas após esse quadro, seu pediatra palpou uma massa em mesogástrio, pouco móvel, com aproximadamente 8 cm de diâmetro. O exame indicado e o provável diagnóstico são, respectivamente:
Escolar de sete anos, sexo masculino, com asma grave sem acompanhamento regular, é levado ao ambulatório por apresentar claudicação intermitente observada há aproximadamente um mês. Refere dor na região coxofemoral com irradiação em direção à patela. Exame físico: afebril; limitação da mobilização do membro inferior direito, principalmente da abdução coxofemoral sem sinais de flogose. Radiografia de quadril: osteosclerose da cabeça do fêmur e achatamento da epífise. Este quadro é compatível com:
Paciente com tosse crônica (> 8 semanas), radiografia do tórax normal e sem uso de inibidores da ECA. A causa mais frequente é:
Compartilhar