Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

A restrição de crescimento intrauterino (CIUR) pode estar associada a diversos resultados adversos gestacionais e perinatais. Sobre o CIUR é correto afirmar:

A
é definido como peso fetal inferior ao percentil 20 para a idade gestacional
B
o CIUR do tipo assimétrico tem como sua principal causa a Insuficiência placentária associada à pré-eclâmpsia
C
o CIUR do tipo assimétrico é doença que se manifesta normalmente no 1º trimestre da gestação
D
as infecções congênitas são causas comuns no nosso meio de CIUR grave de início tardio
E
a síndrome do anticorpo fosfolipídio, quando se manifesta por CIUR costuma ocorrer tardiamente na gestação e frequentemente associada à pré-eclâmpsia
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue o item subsequente. A ausência de ruídos hidroaéreos na ausculta abdominal não é patognomônica de lesões intra-abdominais.
Considerando um paciente de 26 anos de idade, vítima de trauma abdominal com lesão esplênica e pancreática e indicação de esplenectomia e pancreatectomia, julgue o item a seguir. Caso a pancreatectomia caudal seja indicada, o cirurgião deve estar atento à vascularização dessa região do pâncreas, que é irrigada por ramos hepáticos e gastroduodenais.
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue os itens a seguir. Se um paciente relatar casos de membros da família que apresentaram demora do efeito anestésico, isso poderá levar o anestesiologista a evitar o uso de succinilcolina como estratégia anestésica desse paciente.
Um paciente de 25 anos de idade foi submetido à laparotomia mediana e está no primeiro dia pós-operatório. O paciente está hidratado, com boa diurese, mas continua em jejum. Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue o item a seguir. A cicatrização do paciente em questão ocorre na fase inflamatória.
Compartilhar