Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

A secreção gástrica ácida não é estimulada pelo seguinte:

A
proteína intraluminal gástrica.
B
distensão antral.
C
secretina.
D
gastrina.
E
acetilcolina.
Uma menina de 6 anos de idade está com mal estar, febre alta há 3 dias e conjuntivite. Ao exame o médico observa faringite e linfadenomegalia pré-auricular. Orienta os pais que se trata de febre faringoconjuntival. O principal agente é:
A sintomatologia do TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) pode apresentar três subtipos: predominantemente desatento (seis sintomas ou mais de desatenção e < 6 sintomas de hiperatividade/compulsividade), predominantemente hiperativo/impulsivo (seis sintomas ou mais de hiperatividade/compulsividade e < 6 sintomas de desatenção) ou combinado (seis ou mais sintomas em ambas as dimensões). É critério de HIPERATIVIDADE/COMPULSIVIDADE:
Criança de 7 anos, sexo masculino, é trazida com queixa de dor persistente em quadril D há 3 semanas, apresentando claudicação. Não teve febre, nem história de trauma ou de esforço físico exagerado. Ao exame físico, apresenta limitação da movimentação do quadril. A principal hipótese diagnóstica é:
Paciente submetido a herniografia inguinal recidivada à direita com a técnica do Lichtenstein. Evoluiu com dor e edema no escroto por volta do 4º dia pós-operatório, que perdurou por oito semanas. O quadro clínico acima sugere:
Compartilhar