Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Endocrinologia

A seleção pré-operatória de pacientes para a operação de redução de peso deve basear-se estritamente nas orientações do NIH. São eles, EXCETO:

A
IMC maior que 40 Kg/m2 sem comorbidades.
B
Falha da terapia nutricional.
C
Estabilidade psiquiátrica.
D
IMC maior que 35 Kg/m2 com comorbidades.
E
ASA maior que II.
Os mecanismos principais da anemia da insuficiência renal crônica são deficiências de:
Qual tamanho mínimo de PPD você considera para iniciar quimioprofilaxia para tuberculose nos comunicantes assintomáticos de doente bacilífero, abaixo relacionados respectivamente: 1) 4 anos de idade, vacinado com BCG intradérmica no primeiro mês de vida; 2) 26 anos, portador do vírus HIV; 3) 2 anos de idade, vacinado com BCG intradérmica ao nascer.
Lactente com 8 meses de vida vem pela primeira vez ao ambulatório para consulta de puericultura. Verifica-se que a estatura se encontra no percentil 05 da curva de crescimento. Ao exame inicialmente deve-se adotar o seguinte procedimento:
Uma paciente de 56 anos consulta com queixa de sangramento vaginal irregular, com último episódio há 20 dias. Estranhou o aparecimento dos sangramentos, num total de 4 episódios nos últimos 3 meses, pois acreditava estar na menopausa, por não apresentar menstruações há aproximadamente 7 anos. Relata episódios frequentes de fogachos e labilidade emocional. Apresenta antecedentes de miomatose uterina e cauterização de colo uterino por alteração anterior em sua citologia oncótica de Papanicolaou. Teve três gestações, todas com cesáreas, realizando laqueadura tubária após o último nascimento, há 20 anos. No exame ginecológico, detectou-se a presença de útero aumentado, irregular, com mobilidade normal, e ovários não palpáveis. Qual a conduta mais indicada no momento dessa consulta médica?
Compartilhar