Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

A sífilis congênita ainda é um problema de saúde pública no país. Resulta da transmissão transplacentária do Treponema pallidum da gestante infectada não tratada ou inadequadamente tratada para seu concepto. Com relação a essa doença, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) A sífilis congênita precoce manifesta-se nos dois primeiros anos de vida, mas é mais evidente até a quinta semana. ( ) São características da sífilis congênita precoce: rinite sero-sanguinolenta, osteíte, choro ao manuseio, coriorretinite. ( ) A sífilis congênita tardia aparece após os 2 primeiros anos de vida do infectado e corresponde ao terciarismo do adulto. ( ) São características da sífilis congênita tardia: coriorretinite em sal e pimenta, condiloma plano, fronte olímpica, pseudoparalisia de Parrot. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

A
V – V – F – F.
B
V - F - V - V.
C
V - V - V - F.
D
F - V - V - F.
E
V - V - V - V.
Tem-se observado nos últimos anos um aumento na incidência de coqueluche em diversos países do mundo, inclusive nos Estados Unidos da América e no Brasil. Com relação a esse aumento na incidência, assinale a alternativa correta.
José procurou o Centro de Saúde da Família com dor, de forte intensidade no primeiro dedo do pé esquerdo, após trauma contuso há 30 minutos. No exame físico foi evidenciado hematoma subungueal. Qual é a conduta mais adequada?
O tratamento de escolha para Pneumonia ambulatorial de crianças de 2 meses a 5 anos é:
Pré–escolar de 3 anos, com diagnóstico de asma grave e pneumonia de repetição é encaminhado a centro de referência para imunobiológicos especiais, para vacinação complementar. Seu esquema de imunização básica está completo. As vacinas que deverão ser indicadas, de acordo com as normas do Ministério da Saúde, são:
Compartilhar