Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

A sífilis congênita ainda é um problema de saúde pública no país. Resulta da transmissão transplacentária do Treponema pallidum da gestante infectada não tratada ou inadequadamente tratada para seu concepto. Com relação a essa doença, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) A sífilis congênita precoce manifesta-se nos dois primeiros anos de vida, mas é mais evidente até a quinta semana. ( ) São características da sífilis congênita precoce: rinite sero-sanguinolenta, osteíte, choro ao manuseio, coriorretinite. ( ) A sífilis congênita tardia aparece após os 2 primeiros anos de vida do infectado e corresponde ao terciarismo do adulto. ( ) São características da sífilis congênita tardia: coriorretinite em sal e pimenta, condiloma plano, fronte olímpica, pseudoparalisia de Parrot. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

A
V – V – F – F.
B
V - F - V - V.
C
V - V - V - F.
D
F - V - V - F.
E
V - V - V - V.
Para avaliação das anemias carenciais, o indicador de eleição é a (o):
São critérios sócio-econômicos para a caracterização de risco gestacional:
Em um paciente com eritema nodoso, a presença de linfadenopatia hilar bilateral e uma resposta negativa ao PPD sugere o diagnóstico de:
A tromboembolia pulmonar é considerada uma importante complicação clínica. São identificados como fatores de risco os seguintes:
Compartilhar