Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

A sífilis congênita ainda é um problema de saúde pública no país. Resulta da transmissão transplacentária do Treponema pallidum da gestante infectada não tratada ou inadequadamente tratada para seu concepto. Com relação a essa doença, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) A sífilis congênita precoce manifesta-se nos dois primeiros anos de vida, mas é mais evidente até a quinta semana. ( ) São características da sífilis congênita precoce: rinite sero-sanguinolenta, osteíte, choro ao manuseio, coriorretinite. ( ) A sífilis congênita tardia aparece após os 2 primeiros anos de vida do infectado e corresponde ao terciarismo do adulto. ( ) São características da sífilis congênita tardia: coriorretinite em sal e pimenta, condiloma plano, fronte olímpica, pseudoparalisia de Parrot. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

A
V – V – F – F.
B
V - F - V - V.
C
V - V - V - F.
D
F - V - V - F.
E
V - V - V - V.
Paciente internado com quadro de edema, oligúria, hipertensão, apresenta-se dispneico com estertores de base pulmonar, alterações hidroeletrolíticas, como hiperpotassemia, acidose grave, hipocalcemia, hiperfosfatassemia e hiperuricemia. Após instituir a terapêutica habitual para IRA, passa a manter hiponatremia refratária à terapia. Aumento progressivo da ureia e creatinina, oligoanúria persistente. A conduta a ser adotada no caso é indicar:
O uso de desfibrilador externo automático, DEA, tem sido preconizado como elemento fundamental dos cuidados referentes ao suporte básico de vida, na parada cardiorrespiratória, PCR. Esse uso encontra respaldo na seguinte assertiva:
Uma paciente feminina, 24 anos, apresenta constipação intestinal que se acentuou durante a gravidez. Procura atendimento devido à dor anal intensa durante a evacuação, que persiste por horas. Apresenta sangramento vivo sobre as fezes. Qual sua hipótese diagnóstica e sua conduta inicial?
Em relação à rubéola, indique a alternativa incorreta.
Compartilhar