A sífilis congênita mantém-se como um importante problema de saúde pública: no Município de Fortaleza, apesar da subnotificação, aproximadamente 200 casos em média vêm sendo notificados nos anos de 2005 e 2006 (dados preliminares). Em relação à sífilis congênita, pode-se afirmar que:
A
A transmissão vertical do Treponema pallidum ocorre no segundo e no terceiro trimestre da gestação ou em qualquer estágio clínico da doença materna.
B
A taxa de infecção da transmissão vertical do T. pallidum em mulheres não tratadas é de cerca de 20 a 40% nas fases primária e secundária da doença.
C
A ocorrência de aborto espontâneo, de natimorto ou de morte perinatal, se dá em aproximadamente 10% das crianças infectadas a partir de mães não tratadas.
D
Os principais fatores que determinam a probabilidade da transmissão vertical do T. pallidum são: o estágio da sífilis na mãe e a duração da exposição do feto.
E
A transmissão direta do T. pallidum ocorre apenas durante o aleitamento materno, naquelas situações onde houver a presença de lesão mamária por sífilis.
Outras questões
Todas as alteranativas abaixo mostram vantagens do uso da heparina de baixo peso molecular (HBPM) sobre a heparina padrão fracionada (HNF) na profilaxia do tromboembolismo venoso, EXCETO:
Sr. José, 70 anos, com queixa de síncope, tonturas e confusão mental, procura o médico que ao examiná-lo suspeita de lesão obstrutiva de carótida. Qual é o exame complementar considerado “padrão ouro” para o diagnóstico e planejamento cirúrgico da doença carotídea aterosclerótica?
Paciente feminina, 43anos, obesa, apresentase ao pronto socorro com quadro de dor abdominal de início súbito há 4 dias, localizada em hipocôndrio direito, de forte intensidade, piorando com a ingesta de alimentos gordurosos. Ao exame físico, apresenta frequência cardíaca de 102bpm, freqüência respiratória de 18 mrpm, pressão arterial de 120/80 mmHg, temperatura de 38,5º. C, com calafrios. As mucosas encontram-se úmidas e ictéricas. Ao exame do abdomem, interrompe-se a inspiração por dor durante a palpação profunda do hipocôndrio direito. A paciente traz consigo ecografia abdominal, que demonstra colelitíase, com vários cálculos dentro da vesícula biliar, e dilatação da árvore biliar intra-hepática e do ducto colédoco, com imagem sugestiva de cálculo impactado em sua porção distal. Considerando o caso clínico acima, é correto afirmar:
Atualmente, existem vários sistemas de classificação de hérnias inguinais com o propósito de proporcionar uma linguagem comum para as comunicações entre médicos e permitir comparações apropriadas das opções terapêuticas. Um paciente portador de uma hérnia inguinal indireta, com anel interno dilatado, volumosa e com grande destruição da parede posterior do canal inguinal, de acordo com a classificação de Nyhus, é considerado como tipo: