Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

A sífilis congênita mantém-se como um importante problema de saúde pública: no Município de Fortaleza, apesar da subnotificação, aproximadamente 200 casos em média vêm sendo notificados nos anos de 2005 e 2006 (dados preliminares). Em relação à sífilis congênita, pode-se afirmar que:

A
A transmissão vertical do Treponema pallidum ocorre no segundo e no terceiro trimestre da gestação ou em qualquer estágio clínico da doença materna.
B
A taxa de infecção da transmissão vertical do T. pallidum em mulheres não tratadas é de cerca de 20 a 40% nas fases primária e secundária da doença.
C
A ocorrência de aborto espontâneo, de natimorto ou de morte perinatal, se dá em aproximadamente 10% das crianças infectadas a partir de mães não tratadas.
D
Os principais fatores que determinam a probabilidade da transmissão vertical do T. pallidum são: o estágio da sífilis na mãe e a duração da exposição do feto.
E
A transmissão direta do T. pallidum ocorre apenas durante o aleitamento materno, naquelas situações onde houver a presença de lesão mamária por sífilis.
Uma criança de 4 anos apresenta-se com febre baixa prolongada e queixas de fadiga, artralgia, mialgia, emagrecimento e sudorese. Ao exame apresenta petéquias difusas, hemorragia conjuntival e ponta de baço palpável; lesões eritematosas, elevadas, dolorosas e pequenas em polpas dos dedos. Ao exame do tórax apresenta CPP com roncos, bulhas cardíacas levemente taquicárdicas (FC = 148bpm) e sopro diastólico em regurgitação em área mitral. Com base nesses dados, avalie as afirmações a seguir. Trata-se de um caso de doença reumática, pelos achados de febre, artralgia e sopro cardíaco. PORQUE as lesões cutâneas e oculares são fenômenos imunológicos da patologia deste paciente, apesar de incomuns na faixa etária pediátrica. Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.
O diagnóstico diferencial entre a artrite séptica (tratamento cirúrgico) e a sinovite transitória do quadril (tratamento conservador) não é fácil de ser realizado. Muitas vezes, utiliza-se uma propedêutica armada de exames que demanda maior custo e requer melhor infraestrutura da instituição de saúde. Perante isso, torna-se evidente a necessidade de uma análise multifatorial dos dados clínicos e laboratoriais envolvidos para que se possam racionalizar exames visando a correta abordagem e evitando a indicação de procedimentos desnecessários, como a ressonância magnética, ou mais invasivos, como a artrocentese e a drenagem cirúrgica. Na artrite séptica do quadril, qual das alternativas abaixo NÃO é considerada como um dos preditores diagnósticos descritos por KOCHER?
Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) e assinale a alternativa CORRETA: ( ) Em casos de doença cardiovascular materna, a amiodarona poderá ser utilizada. ( ) A vincristina é contraindicada na amamentação, bem como a maioria dos quimioterápicos. ( ) Quando há a necessidade do uso do lítio durante a amamentação, deve-se monitorar níveis plasmáticos de lítio na mãe e no bebê, assim como a função tireóidea. ( ) Carbamazepina e ácido valproico são considerados substâncias seguras para uso durante a lactação. As respostas são, respectivamente:
A fratura de estresse da tíbia, é mais frequente em:
Compartilhar