Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

A Sífilis é uma doença infectocontagiosa de evolução sistêmica e crônica. Estima-se que mais de novecentos mil casos novos ocorram a cada ano no Brasil. Na gravidez é considerada de extrema gravidade, e seu tratamento adequado é de fundamental importância. Levando-se em consideração o tratamento adequado da sífilis na gravidez, assinale a correta:

A
O tratamento é adequado quando feito com penicilina ou eritromicina nos casos de alergia medicamentosa à penicilina.
B
O tratamento deve ser finalizado pelo menos 24 horas antes do parto.
C
O parceiro sexual não necessariamente precisa de tratamento durante a gravidez, desde que a paciente prometa que não terá relações sexuais com o mesmo.
D
A reação de Jarish-Herxheimer deve ocorrer após a primeira dose treponemicida e é um sinal necessário à caracterização clínica de cura.
E
O seguimento deverá ser feito com a titulação mensal do VDRL, sendo considerado tratamento adequado quando há queda do mesmo em 30 dias.
Das assertivas abaixo, marque a ERRADA.
Em relação à classificação de ferida cirúrgica de acordo com o grau de contaminação relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 1ª coluna: (1) Limpa. (2) Limpa-contaminada. (3) Contaminada. (4) Suja. 2ª coluna: ( ) Ferida cirúrgica com quebra de técnica asséptica ou contaminação grosseira por extravasamento do trato gastrointestinal. ( ) Colecistectomia. ( ) Herniorrafia inguinal. ( ) Feridas traumáticas envolvendo infecções clínicas existentes ou vísceras perfuradas.
Lactente de 10 meses de idade chega a emergência com história de febre há 24 horas, tosse, rinorreia e choro intenso. No exame físico apresentava-se com hiperemia discreta de membrana timpânica à esquerda e febre. Restante do exame normal. Qual sua conduta?
Quais as razões mais comuns de INSUCESSO no emprego de um enxerto cutâneo?
Compartilhar