Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

A Sífilis é uma doença infectocontagiosa de evolução sistêmica e crônica. Estima-se que mais de novecentos mil casos novos ocorram a cada ano no Brasil. Na gravidez é considerada de extrema gravidade, e seu tratamento adequado é de fundamental importância. Levando-se em consideração o tratamento adequado da sífilis na gravidez, assinale a correta:

A
O tratamento é adequado quando feito com penicilina ou eritromicina nos casos de alergia medicamentosa à penicilina.
B
O tratamento deve ser finalizado pelo menos 24 horas antes do parto.
C
O parceiro sexual não necessariamente precisa de tratamento durante a gravidez, desde que a paciente prometa que não terá relações sexuais com o mesmo.
D
A reação de Jarish-Herxheimer deve ocorrer após a primeira dose treponemicida e é um sinal necessário à caracterização clínica de cura.
E
O seguimento deverá ser feito com a titulação mensal do VDRL, sendo considerado tratamento adequado quando há queda do mesmo em 30 dias.
O exame clínico para o diagnóstico de morte cerebral em um possível doador de órgãos inclui a verificação da ausência do(s) seguinte(s) reflexo(s), exceto:
Uma mulher jovem com história de asma relata sintomas quase diários, que ocorrem mais frequentemente à noite. Seu tratamento consiste em agonista beta-adrenérgico inalatório de curta duração, durante as crises. A paciente está tentando engravidar. Qual a melhor opção terapêutica a acrescentar para a paciente?
Assinale o segundo tumor hepático benigno mais frequente.
Qual das alternativas abaixo não é característica da faringoamigdalite bacteriana (estreptocócica) em crianças?
Compartilhar