Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

A Sífilis é uma doença infectocontagiosa de evolução sistêmica e crônica. Estima-se que mais de novecentos mil casos novos ocorram a cada ano no Brasil. Na gravidez é considerada de extrema gravidade, e seu tratamento adequado é de fundamental importância. Levando-se em consideração o tratamento adequado da sífilis na gravidez, assinale a correta:

A
O tratamento é adequado quando feito com penicilina ou eritromicina nos casos de alergia medicamentosa à penicilina.
B
O tratamento deve ser finalizado pelo menos 24 horas antes do parto.
C
O parceiro sexual não necessariamente precisa de tratamento durante a gravidez, desde que a paciente prometa que não terá relações sexuais com o mesmo.
D
A reação de Jarish-Herxheimer deve ocorrer após a primeira dose treponemicida e é um sinal necessário à caracterização clínica de cura.
E
O seguimento deverá ser feito com a titulação mensal do VDRL, sendo considerado tratamento adequado quando há queda do mesmo em 30 dias.
Na apresentação de um paciente com monoartrite, deve-se pensar principalmente em : I.Sinovite induzida por cristais II.Artrite séptica III.Lupus eritematoso sistêmico IV.Neoplasia articular A opção que contém as respostas corretas é:
A desnutrição infantil:
Um menino de 7 anos recebe no pronto-socorro um diagnóstico de sinovite transitória de quadril. A anamnese, com as queixas clínicas relatadas, deve incluir os seguintes itens, EXCETO:
Em pacientes hospitalizados, os médicos necessitam estar atentos à influência de determinados fatores que interferem nos valores de exames laboratoriais sanguíneos e que não estão envolvidos diretamente com a doença. Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Compartilhar