Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

A síndrome da angustia respiratória do adulto, relacionada a patologias cirúrgicas, pode se desenvolver devido a:

A
pneumonia, pancreatite, hipertensão arterial.
B
contusão pulmonar, circulação extracorpórea, desidratação.
C
queimaduras, pneumotórax, diabetes.
D
traumatismos torácicos, aspiração gástrica, embolia pulmonar.
E
atelectasia, insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana.
Paciente de 32 anos procura assistência médica devido a anemia secundária à hipermenorreia. Qual dos achados laboratoriais abaixo NÃO é compatível com esse quadro?
Paciente sexo feminino, 72a, hipertensa e diabética. Durante exame médico de rotina notado ausência de pulsos poplíteo e podais, bilateralmente. Paciente nega claudicação intermitente. Como melhor conduta incial temos:
Em relação à síndrome nefrótica, considere as assertivas abaixo quanto a sua veracidade: I- é caracterizada por edema, proteinúria acima de 3,0 g/dia, hipoalbuminemia e hipercolesterolemia. Nos casos severos, há um estado de hipercoagulabilidade que pode levar a trombose venosa profunda. II- o surgimento de edema é insidioso e, na avaliação do sedimento urinário, é comum o aumento do número de células (leucócitos e eritrócitos). III- a causa mais comum na infância é a glomerunefrite por lesões mínimas. Está indicado o tratamento inicial com corticoesteroide, sendo a biópsia renal indicada somente para os que não respondem ao tratamento. Assinale a alternativa correta:
Paciente de 65 anos fez mamografia de rotina que mostra area com microcalcificações e densidade assimétrica no quadrante superior externo direito, classificação BI-RADS-4. Qual o próximo passo propedêutico?
Compartilhar