Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Otorrinolaringologia

A síndrome da apnéia-hipopnéia do sono obstrutiva (SAHSO) é caracterizada por episódios recorrentes de obstrução parcial ou total das vias aéreas superiores durante o sono, o que resulta em dessaturação da oxihemoglobina e despertares. Entre os fatores anatômicos e variáveis abaixo citados, qual tem MAIOR valor preditivo para essa síndrome? Referências: UNIFESP-EPM - Guias de medicina ambulatorial e hospitalar - Pneumologia. Editora Manole 2006. Síndrome da apnéia-hipopnéia do sono obstrutiva (SAHS0), páginas 629-638. COELHO J. Manual de clínica cirúrgica - cirurgia geral e especialidades. Editora Atheneu 2009.

A
Forma elíptica látero-lateral da faringe.
B
Hipotrofia amigdaliana.
C
Circunferência do pescoço.
D
Enteroparasitoses.
E
Sonolência diurna.
Atualmente, existem vários sistemas de classificação de hérnias inguinais com o propósito de proporcionar uma linguagem comum para as comunicações entre médicos e permitir comparações apropriadas das opções terapêuticas. Um paciente portador de uma hérnia inguinal indireta, com anel interno dilatado, volumosa e com grande destruição da parede posterior do canal inguinal, de acordo com a classificação de Nyhus, é considerado como tipo:
A hipertermia maligna, que tem um índice de ocorrência de 1:15.000, está relacionada a administração de succinilcolina ou anestésicos halogenados e a suscetibilidade é herdada de acordo com um padrão:
Os mecanismos principais da anemia da insuficiência renal crônica são deficiências de:
A melhor opção terapêutica para a síndrome de Mirizzi é o tratamento:
Compartilhar