Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

A síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA) envolve acometimento do sistema imune, em especial dos linfócitos CD4+. Com respeito à SIDA é CORRETO afirmar:

A
A contagem de linfócitos T CD4+ é o único critério atualmente utilizado na classificação da doença.
B
Ocorre transmissão mãe /filho da infecção intraparto, mas não pelo aleitamento materno.
C
O tempo entre a infecção por HIV e o aparecimento de anticorpos detectáveis é quase sempre menor do que 1 mês.
D
O imunoensaio enzimático (ELISA) é um método com alta sensibilidade, mas com relativa baixa especificidade, sendo desta maneira um bom teste de triagem da doença, mas não um bom teste confirmatório de sua presença.
E
Uma vez confirmada a infecção com HIV a terapêutica anti-retroviral deve ser iniciada, independente do estado clínico do paciente.
Em relação a choque hemorrágico, é correto afirmar:
Em relação à litíase biliar, é correto afirmar:
Paciente de 60 anos, sem comorbidades prévias, no quinto dia de pós-operatório de gastrectomia parcial por tumor gástrico de antro com reconstrução a BII, evolui com febre, dispneia, distensão e dor à descompressão brusca do abdome. O diagnóstico mais provável para esse paciente é:
Um presidiário de Alcaçuz alvejado pela polícia, numa tentativa de fuga, é levado ao hospital. A única lesão que ele apresenta é um ferimento, por arma de fogo, na coxa direita, com importante hematoma. Durante a exploração cirúrgica, detecta-se destruição de 4 cm da artéria femural superficial. A conduta cirúrgica mais adequada para esse paciente é desbridamento da lesão aliado a:
Compartilhar