Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

A síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA) envolve acometimento do sistema imune, em especial dos linfócitos CD4+. Com respeito à SIDA é CORRETO afirmar:

A
A contagem de linfócitos T CD4+ é o único critério atualmente utilizado na classificação da doença.
B
Ocorre transmissão mãe /filho da infecção intraparto, mas não pelo aleitamento materno.
C
O tempo entre a infecção por HIV e o aparecimento de anticorpos detectáveis é quase sempre menor do que 1 mês.
D
O imunoensaio enzimático (ELISA) é um método com alta sensibilidade, mas com relativa baixa especificidade, sendo desta maneira um bom teste de triagem da doença, mas não um bom teste confirmatório de sua presença.
E
Uma vez confirmada a infecção com HIV a terapêutica anti-retroviral deve ser iniciada, independente do estado clínico do paciente.
Uma menina de 7 anos apresentou abaulamento cervical súbito, em linha média, após quadro de infecção de vias aéreas superiores. Está afebril. Palpa-se nódulo de consistência cística, com sinais flogísticos, móvel à deglutição e à protrusão da língua. Em relação ao caso, é correto afirmar:
Qual a cardiopatia congênita que mais frequentemente se manifesta com insuficiência cardíaca na infância?
Lactente, 4 meses, é internado por quadro de insuficiência cardíaca. Ao exame, evidenciam-se palidez, desconforto respiratório e taquicardia. Pulso pedioso não palpável bilateralmente. A cardiopatia congênita é:
Uma paciente com cólica nefrética há 15 dias. Apresenta ecografia urinária com cálculo de 1,5 cm de diâmetro situado a ureter terminal complicado por hidronefrose. Qual o tratamento indicado?
Compartilhar