Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

A síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA) envolve acometimento do sistema imune, em especial dos linfócitos CD4+. Com respeito à SIDA é CORRETO afirmar:

A
A contagem de linfócitos T CD4+ é o único critério atualmente utilizado na classificação da doença.
B
Ocorre transmissão mãe /filho da infecção intraparto, mas não pelo aleitamento materno.
C
O tempo entre a infecção por HIV e o aparecimento de anticorpos detectáveis é quase sempre menor do que 1 mês.
D
O imunoensaio enzimático (ELISA) é um método com alta sensibilidade, mas com relativa baixa especificidade, sendo desta maneira um bom teste de triagem da doença, mas não um bom teste confirmatório de sua presença.
E
Uma vez confirmada a infecção com HIV a terapêutica anti-retroviral deve ser iniciada, independente do estado clínico do paciente.
Durante reunião de avaliação da sua equipe, identifica-se que ectoparasitoses como a escabiose, a pediculose, a ftiríase e a tungíase vêm representando um problema de difícil controle na comunidade. Tomando como referência o manejo dessas condições, pode-se afirmar que:
Uma discussão comum em unidades básicas de saúde refere-se às situações clínicas em que determinadas vacinas estariam formalmente contraindicadas. Dentre as opções abaixo, pode-se afirmar que a situação correta de contraindicação é:
O cirurgião que trabalha como referência de sua equipe de saúde da família te procura buscando informações sobre a utilização de antibiótico profilático para procedimento periodontal e de limpeza profilática de dentes ou implantes, uma vez que prevê, pelas condições do paciente, que ocorrerá sangramento. Em relação às questões colocadas por ele, pode-se dizer que:
Uma mulher com 35 anos tem sinal de Kussmaul positivo. Qual das seguintes doenças ela provavelmente tem:
Compartilhar