Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

A síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA) envolve acometimento do sistema imune, em especial dos linfócitos CD4+. Com respeito à SIDA é CORRETO afirmar:

A
A contagem de linfócitos T CD4+ é o único critério atualmente utilizado na classificação da doença.
B
Ocorre transmissão mãe /filho da infecção intraparto, mas não pelo aleitamento materno.
C
O tempo entre a infecção por HIV e o aparecimento de anticorpos detectáveis é quase sempre menor do que 1 mês.
D
O imunoensaio enzimático (ELISA) é um método com alta sensibilidade, mas com relativa baixa especificidade, sendo desta maneira um bom teste de triagem da doença, mas não um bom teste confirmatório de sua presença.
E
Uma vez confirmada a infecção com HIV a terapêutica anti-retroviral deve ser iniciada, independente do estado clínico do paciente.
Em relação à convulsão febril na infância, é correto afirmar que:
Qual a situação indicaria tratamento cirúrgico de urgência em um paciente adulto jovem previamente hígido com história de cólica renal e diagnóstico de cálculo ureteral?
O manuseio adequado da Parada Cardiorrespiratória (PCR) em crianças é essencial na formação do médico-generalista. Sobre a PCR, é INCORRETO afirmar que:
A depressão é doença frequente, de curso crônico e recorrente. Sobre esse tema, considere as afirmativas a seguir. I. Depressões leves devem ser tratadas com antidepressivos, pois estes apresentam eficácia 4 vezes superior à do placebo. II. Antes de se iniciar um tratamento antidepressivo é importante tentar afastar o diagnóstico de transtorno afetivo bipolar. III. Os antidepressivos tricíclicos têm mais chance de serem prescritos nas doses recomendadas do que os inibidores seletivos da recaptação da serotonina. IV. Diferentes antidepressivos têm eficácia semelhante para a maioria dos pacientes, variando em relação ao perfil de eventos adversos. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar