Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

A síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA) envolve acometimento do sistema imune, em especial dos linfócitos CD4+. Com respeito à SIDA é CORRETO afirmar:

A
A contagem de linfócitos T CD4+ é o único critério atualmente utilizado na classificação da doença.
B
Ocorre transmissão mãe /filho da infecção intraparto, mas não pelo aleitamento materno.
C
O tempo entre a infecção por HIV e o aparecimento de anticorpos detectáveis é quase sempre menor do que 1 mês.
D
O imunoensaio enzimático (ELISA) é um método com alta sensibilidade, mas com relativa baixa especificidade, sendo desta maneira um bom teste de triagem da doença, mas não um bom teste confirmatório de sua presença.
E
Uma vez confirmada a infecção com HIV a terapêutica anti-retroviral deve ser iniciada, independente do estado clínico do paciente.
Mãe de lactente de seis meses, que estava em aleitamento materno exclusivo, referiu que o filho chorava sem parar, não queria mamar e vinha apresentando vômitos há 24 horas. Contou ainda, que o abdome do bebê está "inchado" e notou a presença de "catarro" e sangue junto com pequena quantidade de fezes quando foi trocar a fralda. Negou presença de febre. Ao exame físico, os sinais vitais estavam normais. Foram solicitados exames, que apresentaram os seguintes resultados: hemograma - ausência de leucocitose; ultrassonografia abdominal - ausência de coleção ou líquido livre na pelve. O diagnóstico mais provável, o sinal ultrassonográfico característico dessa doença e o tratamento específico para esse caso, respectivamente, são:
Em relação aos critérios diagnósticos para distúrbio autista marque alternativa INCORRETA:
Em pediatria uma intercorrência neurológica comum é a convulsão febril. Sobre esta morbidade é CORRETO afirmar que:
Sobre o exantema súbito, considere as afirmativas a seguir. I. A febre costuma ser baixa e ocorre após o aparecimento do rash maculopapular. II. Crianças podem apresentar convulsão febril durante o quadro. III. É causado pelos vírus Herpes 6 e 7. IV. Os vírus podem provocar recidiva.
Compartilhar