Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

A Síndrome de Mallory-Weis geralmente é associada a:

A
Carcinoma.
B
Monilíase.
C
Doença ulcerosa péptica.
D
Hérnia hiatal.
E
Alcoolismo.
Em pacientes cirróticos, a classificação de Child-Pugh é muito utilizada para a avaliação prognóstica pré-operatória da ressecção hepática. O paciente com dosagem sérica de bilirrubina de 1,5 mg/dl, albumina sérica de 4,0 g/dl, tempo de protrombina < 4s sobre o controle, ausência de ascite ou encefalopatia apresenta o seguinte escore de Child-Pugh:
Das cardiopatias congênitas abaixo, assinale a que se manifesta nas primeiras horas de vida:
Paciente de 42 anos chega ao pronto-socorro levado por populares, com relato de três episódios de hemorragia digestiva alta de grande monta na última hora. Ao exame físico, apresenta-se hipocorado +3/4, sudorético, confuso, PA = 80 x 60 mmHg, FC 140 bpm. Em relação a esse paciente podemos afirmar, EXCETO:
Com relação ao atendimento de recém-nascidos, considere cada uma das afirmativas abaixo como falsa (F) ou verdadeira (V). ( ) A maior parte dos casos de icterícia no período neonatal apresenta aumento da bilirrubina direta. ( ) Na sepse neonatal tardia, há uma maior incidência de meningite. ( ) O tratamento mais adequado para o céfalo-hematoma é o esvaziamento por punção com agulha grossa. ( ) A fisioterapia precoce pode ser usada na paralisia do plexo braquial. ( ) Uma contagem de reticulócitos de 4% é altamente sugestiva de hemólise. Qual a sequência correta das respostas?
Compartilhar