Questões na prática

Ortopedia

A síndrome do desfiladeiro torácico refere-se à compressão dos vasos subclávios e dos nervos do plexo braquial na região do desfiladeiro torácico. A clínica inclui, em mais de 90% dos casos, sintomas de origem neurais. Quando do exame físico realizam-se manobras clínicas provocativas para avaliação destes pacientes. O teste que provoca uma compressão das estruturas neurovasculares na região subcoracoide pelo tendão do peitoral, pela cabeça do úmero ou pelo processo coracoide é conhecido como teste de:

A
Halsted ou costoclavicular
B
Wright ou hiperabdução
C
Roos ou abdução do braço em 90 graus
D
Tinel ou percussão do nervo
E
Phalen ou flexão do cotovelo e punho
Paciente masculino, 40 anos de idade, foi submetido a uma gastrectomia total por câncer. A via de acesso foi uma laparotomia mediana supraumbilical. No quinto dia pós-operatório, apresentou sinais clínicos e laboratoriais de infecção. A etiologia MAIS COMUM é:
O questionário CAGE é uma ferramenta que possibilita o rastreamento de possível dependência de bebidas alcoólicas, situação associada a diversos problemas de saúde. Assinale a alternativa que NÃO consiste em um dos aspectos avaliados pelo questionário:
Qual dos antidepressivos abaixo apresenta contraindicação para glaucoma aberto?
Paciente de 16 anos, portador de varicocele esquerda grau IV, submetido à varicocelectomia há cerca de seis meses retorna ao serviço com exame físico normal, exceto pela recidiva da varicocele em mesmo estágio. Qual o provável diagnóstico?
Compartilhar