Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Nefrologia

A síndrome hemolítico-urêmica é diagnosticada principalmente em crianças. Normalmente precedida por diarreia infecciosa, essa síndrome se caracteriza por:

A
anemia hemolítica autoimune, trombocitose e insuficiência renal aguda.
B
insuficiência renal aguda, anemia hemolítica autoimune e trombocitopenia.
C
insuficiência renal aguda, anemia hemolítica microangiopática e trombocitose.
D
anemia hemolítica microangiopática, insuficiência renal aguda e trombocitopenia.
Paciente submetida a colecistectomia videolaparoscópica apresenta hipotensão arterial e cianose; a ausculta cardíaca com estetoscópio esofágico revela um ruído de roda de moinho. O eletrocardiograma mostra aumento do QRS e taquicardia ventricular. Qual o diagnóstico provável?
Os aneurismas da aorta abdominal (AAA) são de importância especial por se tratar daqueles mais frequentes na prática clínica. Na maioria das vezes são assintomáticos e detectados em exames de rotina ou de forma ocasional. Qual o principal fator de risco de ruptura do AAA.
Sobre a resposta metebólica ao trauma, marque a alternativa incorreta:
Prematuro de 32 semanas de idade gestacional nasceu de parto transvaginal, com tempo de bolsa rota de 48 horas. Nas primeiras horas de vida, desenvolve quadro clínico e laboratorial compatível com sepse neonatal. O exame do líquor revela 2400 células com 100% de polimorfonucleares, glicose de 23 mg/dl (glicemia = 160 mg/dl) e proteína de 56 mg/dl. Qual o esquema antimicrobianao inicial mais adequado para o caso?
Compartilhar