Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

A síndrome hipertensiva está entre as causas mais frequentes de óbito materno. É uma das atribuições da Estratégia de Saúde da Família reduzir a morbimortalidade materno-infantil. Com relação às síndromes hipertensivas na gestação, assinale a alternativa INCORRETA:

A
Eclâmpsia é a ocorrência de convulsões motoras generalizadas (tipo grande mal), em gestante com pré-eclâmpsia, não devidas à doença neurológica subjacente.
B
A hipertensão arterial percebida antes da 20º semana de gestação ou que persiste após o 42º dia pós-parto é classificada como doença hipertensiva específica da gravidez (DHEG).
C
Algumas vezes pode haver associação entre pré-eclâmpsia e hipertensão arterial crônica.
D
Em gestantes com pré-eclâmpsia, não há nenhuma razão que justifique a permanência intraútero de um feto com maturidade pulmonar.
Luciana 40 anos de idade em BEG, apresenta quadro de hematúria macroscópica de investigação constata-se ser devido a pequenos brotos tumorais de 0,5 cm cujo anatomopatol ressecção endoscópica mostrou ser um carcinoma papilífero de células transicionais grau I, mucosa vesical. A abordagem para o caso é:
Servílio, de 25 anos, 65 kg, sofreu ação de água fervente de caldeira industrial em cabeça, pescoço, metade superior de cada face do tronco e de cada membro superior há uma hora. As lesões aparentavam profundidades de segundo e terceiro grau. Assinale a alternativa CORRETA:
Todas as alteranativas abaixo mostram vantagens do uso da heparina de baixo peso molecular (HBPM) sobre a heparina padrão fracionada (HNF) na profilaxia do tromboembolismo venoso, EXCETO:
Sr. José, 70 anos, com queixa de síncope, tonturas e confusão mental, procura o médico que ao examiná-lo suspeita de lesão obstrutiva de carótida. Qual é o exame complementar considerado “padrão ouro” para o diagnóstico e planejamento cirúrgico da doença carotídea aterosclerótica?
Compartilhar