Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

A síndrome hipertensiva está entre as causas mais frequentes de óbito materno. É uma das atribuições da Estratégia de Saúde da Família reduzir a morbimortalidade materno-infantil. Com relação às síndromes hipertensivas na gestação, assinale a alternativa INCORRETA:

A
Eclâmpsia é a ocorrência de convulsões motoras generalizadas (tipo grande mal), em gestante com pré-eclâmpsia, não devidas à doença neurológica subjacente.
B
A hipertensão arterial percebida antes da 20º semana de gestação ou que persiste após o 42º dia pós-parto é classificada como doença hipertensiva específica da gravidez (DHEG).
C
Algumas vezes pode haver associação entre pré-eclâmpsia e hipertensão arterial crônica.
D
Em gestantes com pré-eclâmpsia, não há nenhuma razão que justifique a permanência intraútero de um feto com maturidade pulmonar.
Um lactente com dois meses de vida foi levado à consulta de puericultura sem queixas. Ele foi um recém-nascido de termo, adequado para a idade gestacional e apresentou Apgar de primeiro e quinto minutos igual a 9. Está em aleitamento materno exclusivo e com calendário vacinal em dia. No exame físico, apresenta obesidade, com índice de massa corporal acima do percentil 95 para idade e sexo e sem outras alterações. Com referência ao caso clínico acima apresentado e a aspectos relacionados a lactentes com a idade ali mencionada, julgue o próximo item. Normalmente, na idade em questão - dois meses de vida - , o lactente inicia o sorriso social.
Em relação ao tratamento das varizes de membros inferiores, assinale a alternativa INCORRETA:
Um lactente de 11 meses estava com febre há duas horas. A mãe referiu que, subitamente, a criança apresentou uma crise convulsiva tonicoclônica generalizada, com duração de 3 minutos. Ao chegar ao hospital, após 10 minutos do fim da crise, o exame físico do paciente era normal, exceto pela febre. É correto afirmar:
Homem de 36 anos é trazido pelo SAMU ao pronto-socorro por obnubilação de consciência, confusão, alucinações visuais e tremores de extremidades. Segundo seus familiares, tem história crônica de abuso de álcool, porém diminuiu a ingestão,há 48 horas, mas não parou de beber. Seus dados vitais PA: 180/110 mmHg, FC:110 bpm e T:37,8ºC. Logo após a admissão apresentou crise convulsiva tonicoclônica generalizada. Em relação ao manejo deste paciente, é INCORRETO afirmar:
Compartilhar