Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

A síndrome nefrítica em um paciente é melhor caracterizada quando estiverem associados os seguintes achados clínicos:

A
hematúria e edema
B
hematúria e cilindros hialinos
C
hematúria e hipertensão arterial
D
hematúria, edema, disfunção renal e HAS
E
proteinúria, hipoalbuminemia, edema e deslipidemia
Paciente 62 anos no 22º dia pós-operatorio de colectomia esquerda videolaparoscópica para ressecção neoplasia de cólon com metástase hepática, apresentava-se bem e com boa evolução clínica, porém passou a apresentar dor e edema de todo o membro inferior direito ha 24 horas. Ao exame paciente bem, consciente, orientado, eupneico, pulso cheio, Fc 78bpm. Membro inferior direito: Dor em panturrilha, edema em perna e coxa, cacifo presente, pulsos 3/3+. Sobre o quadro do paciente, é CORRETO afirmar:
Qual dos achados clínicos abaixo NÃO é característico de fibrose cística?
A tromboembolia pulmonar é considerada uma importante complicação clínica. São identificados como fatores de risco os seguintes:
Homem de 35 anos, sem doenças sistêmicas, comparece ao Pronto-Socorro apresentando epistaxe importante. Traz consigo uma toalha bastante suja de sangue. Ao exame físico, observa-se epistaxe ativa de apenas uma narina, ausência de sangue na rinofaringe à oroscopia. Após limpeza dos coágulos, observou-se o ponto sangrante. Procedeu-se à instilação de anestésico e vasoconstritor, seguido de compressão local por 10 minutos, sem êxito. Qual o próximo passo recomendado com o objetivo de interromper o sangramento do paciente?
Compartilhar