Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

A síndrome nefrótica é uma patologia comum na infância e se caracteriza por proteinúria intensa, hipoalbuminemia, edema e hiperlipidemia. A sua principal complicação é a infecção e dentre as infecções, a MAIS COMUM é:

A
peritonite bacteriana espontânea.
B
Pneumonia.
C
Celulite.
D
infecção do trato urinário.
E
Sepse.
Em um recém-nascido com diagnóstico antenatal de hidronefrose unilateral deve-se suspeitar mais frequentemente de:
Numa investigação de contatos domiciliares de paciente adulto com tuberculose pulmonar com baciloscopia positiva, o visitador anotou as seguintes observações: Paciente nº 1: criança com 7 anos de idade, não vacinada com BCG, assintomática; Paciente nº 2: criança com 5 anos de idade, vacinada com BCG, assintomática; Paciente nº 3: criança com 3 anos de idade, não vacinada com BCG, apresentando tosse há 1 semana. Após a visita, os pacientes nº 1 e 3 foram convocados para realização do teste tuberculínico, resultando em teste não reator para o paciente nº 1 e reator para o paciente nº 3. Esse último paciente foi então submetido à radiografia de tórax, que resultou normal. Diante desses resultados recomenda-se como medida profilática para os 3 pacientes, respectivamente:
Considerando as afecções dermatológicas, associe a segunda coluna de acordo com a primeira. Coluna 1 1. Impetigo. 2. Erisipela. 3. Ectima. Coluna 2 ( ) Ulceração rasa (exulceração) coberta por crosta melicérica, com margem endurecida, elevada e violácea; a base da úlcera é granulosa. ( ) Inicialmente se apresenta com vesículas e pústulas, e, com a evolução do quadro, surgem as crostas melicéricas. ( ) Placa edematosa, endurada, elevada e dolorosa, com bordas bem definidas, eritematosa e brilhante; acomete principalmente membros inferiores e face. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Nos ferimentos abdominais por arma branca, são condutas consideradas corretas, já na sala de emergência: I. Como é frequente haver epíplon ou mesmo alças exteriorizadas pelo ferimento, essas devem ser reduzidas para dentro da cavidade, e o ferimento suturado para evitar sangramentos. II. A arma branca, que eventualmente chega ao pronto-socorro, ainda introduzida no ferimento, deve ser prontamente removida, pois a mobilização para RX e centro cirúrgico pode produzir ampliação das lesões. III. Caso haja dúvida sobre a penetração em cavidade de um ferimento por arma branca, esse deve ser explorado sob técnica asséptica e anestesia local na sala de emergência e, se houver penetração em cavidade, deve-se encaminhar para laparotomia. Quais estão corretas?
Compartilhar