Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Cardiopediatria

A Sociedade Brasileira de Pediatria lançou no ano de 2012 uma proposta de aferição da saturação arterial de oxigênio através da oximetria de pulso de todos os recém-nascidos com 24 a 48 horas de vida antes da alta hospitalar, sendo chamado de TESTE DO CORAÇÃOZINHO. Esta medida visa:

A
Fazer o diagnóstico precoce de cardiopatias congênitas cianogênicas e acianogênicas de hipofluxo pulmonar;
B
Fazer o diagnóstico de cardiopatias congênitas críticas consideradas canal arterial dependente;
C
Fazer o diagnóstico precoce da Hipoplasia de Ventrículo Esquerdo considerada uma cardiopatia de alta mortalidade;
D
As alternativas A e B estão corretas.
Menina de 3 anos de idade é levada ao serviço de emergência devido à prolapso retal e anemia. O agente etiológico relacionado a este quadro é:
Uma senhora de 63 anos foi admitida no PAM após ter sido encontrada caída em sua residência. Ao exame físico, nota-se nível de consciência rebaixado (Glasgow 11), ausculta cardíaca irregular e desvio conjugado do olhar para a esquerda. ECG compatível com fibrilação atrial. TC mostra hipodensidade acometendo todo o território da artéria cerebral média esquerda, apagamento de sulcos corticais e discreto desvio de linha média. Das medidas abaixo, qual deverá ser evitada inicialmente?
Paciente jovem deu entrada na Emergência vítima de PAF (Projétil de Arma de Fogo), com orifício de entrada na região cervical anterior, na linha média do pescoço, ao nível da cartilagem cricoide e orifício de saída na região cervical posterior ao nível da C4. Encontra-se taquipneico, vasodilatado e hipotenso. Baseado neste cenário de trauma, assinale a assertiva correta:
São características descritas na Síndrome de Down, EXCETO:
Compartilhar