Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Infectologia

Obstetrícia

A sorologia para toxoplasmose, solicitada para gestante de 18 semanas em rotina pré-natal está positiva para IgM e IgG. Foi solicitado teste de avidez da IgG, que resultou maior que 60%. Qual a conduta adequada?

A
Pesquisar IgA e IgE para toxoplasmose para confirmar infecção antiga.
B
Orientar a paciente que se trata de infecção antiga e seguir pré-natal de rotina.
C
Iniciar tratamento para toxoplasmose com sulfadiazina e perimetamina.
D
Realizar cordocentese e pesquisar infecção no sangue fetal.
E
Indicar amniocentese e pesquisar o agente por PCR em líquido amniótico.
Pré-escolar, do sexo masculino, com cinco anos de idade, é atendido no posto de saúde com história de diarreia, cerca de seis episódios ao dia, com muco e sangue há quatro meses. Há o relato de um episódio de dor e edema no joelho esquerdo há dois meses. Segundo a mãe, a criança está sendo acompanhada há um ano, pois apresenta baixo desenvolvimento ponderoestatural. Assinale a alternativa correta quanto à principal possibilidade diagnóstica para o caso descrito.
Paciente de 27 anos de idade chega ao consultório médico com laudo citológico mostrando lesão intra-epitelial de alto grau. Nos antecedentes ginecológicos, consta GII PII A0, vida sexual ativa, laqueadura tubária bilateral. Nega ser tabagista e etilista. A colposcopia é satisfatória, com lesão, totalmente visualizada, concordante com a citologia. Diante do caso, assinale a alternativa correta quanto ao procedimento médico que deve ser feito.
Paciente, 36 anos de idade, lavradora, procedente da zona rural, cursa com diarreia há três meses com perda ponderal de 5 kg, além de dor abdominal. Nega história familiar de câncer. Tem dieta rica em frutas e legumes. O quadro se caracteriza por 8 dejeções/dia com fezes amolecidas, sem muco ou sangue visíveis. Traz exame protoparasitológico de fezes, em uma amostra, negativo. Ao exame físico, se apresenta com hipocromia de mucosas ++/4, IMC: 23 kg/cm², abdome sem visceromegalias. Os exames de laboratório evidenciam Hb: 8 g/dl, VHS: 54 mm na 1ª hora, leucograma: 14,3 mil com 76% segmentados. A colonoscopia revelou úlceras de aspecto serpiginoso em ceco e íleo terminal, com mucosa de permeio normal. Quanto a uma biópsia intestinal, para essa paciente, a assertiva correta é:
Criança, 5 anos de idade, vem há 2 semanas com febre, mal estar e dor nas articulações. Há 8 dias vem apresentando edema em face e MMII, urina escura e em menor quantidade. Ao exame, TA: 140 x 100 mm/Hg. O exame de urina mostra hemácias +++, proteínas ++, cilindros hemáticos e granulosos. Ureia e creatinina discretamente elevados. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar