Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Infectologia

Obstetrícia

A sorologia para toxoplasmose, solicitada para gestante de 18 semanas em rotina pré-natal está positiva para IgM e IgG. Foi solicitado teste de avidez da IgG, que resultou maior que 60%. Qual a conduta adequada?

A
Pesquisar IgA e IgE para toxoplasmose para confirmar infecção antiga.
B
Orientar a paciente que se trata de infecção antiga e seguir pré-natal de rotina.
C
Iniciar tratamento para toxoplasmose com sulfadiazina e perimetamina.
D
Realizar cordocentese e pesquisar infecção no sangue fetal.
E
Indicar amniocentese e pesquisar o agente por PCR em líquido amniótico.
Considerando um paciente de vinte e oito anos de idade que apresente cólica renal aguda decorrente de litíase renal, julgue o item a seguir. O componente mais frequente de cálculo renal é o ácido úrico.
O carcinoma de células renais (CCR) é considerado o décimo terceiro câncer em incidência, no mundo, apresentando variações regionais. Estima-se que, aproximadamente, 100 mil óbitos são decorrentes do câncer renal, anualmente. No Brasil,estima-se que 4000 casos são diagnosticados por ano com uma mortalidade de 54%. Paciente, 32 anos, encaminhado para avaliar achado incidental de ultra-sonografia, que evidenciou massa renal esquerda medindo 4,0cmx3,7cmx4,2cm. Tomografia computadorizada evidenciou tumor de localização polar inferior medindo 4,0 cm x3,8 cm x 4,0 cm, sem evidências de linfadenomegalias ou metáteses a distância.No acompanhamento deste paciente, é CORRETO afirmar:
A insuficiência venosa crônica ( IVC) ou varizes de membros inferiores é uma queixa comum, na população em geral, e pode se apresentar desde pequenas veias varicosas discretamente assintomáticas até insuficiência venosa crônica grave. Com relação a essa patologia, é CORRETO afirmar que:
Assinale a alternativa INCORRETA na investigação de um nódulo de tireoide:
Compartilhar