Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

A sutura de B-Lynch é utilizada para:

A
Terceira cesárea
B
Atonia uterina
C
Insuficiência istmo-cervical
D
Rutura uterina
E
Loceração canal parto
Mulher de 73 anos de idade procura seu consultório com história clínica de sangramento digestivo baixo. Relata que há três meses vem apresentando sangramento às evacuações. Nega alteração no hábito intestinal. Qual a sequência preferencial na investigação diagnóstica?
Paciente é internada em 8/11/08 no centro obstétrico, em trabalho de parto. No cartão de pré-natal consta DUM 1/2/08, DPP 10/11/08, Gesta II, Para I (PN), aborto 0, laudo da ultrassonografia realizada em 30/3/08: Embrião com bcf Positivo, comprimento cabeça-nádegas de 52mm, IG de 9 semanas+ 4 dias. Ao exame físico: posição do colo posterior, esvaecimento em 40% consistência média, altura do plano de Delee em -1,2 dilatado para 4 cm, bolsa íntegra, apresentação cefálica, bcf de 144 bpm, 2 contrações de 50 segundos em 10 minutos, boa proporcionalidade bacia e apresentação fetal. Em relação a essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
Uma paciente, 22 anos de idade, diarista, moradora de São Sebastião - região administrativa situada a 25 km da rodoviária do Plano Piloto, deu entrada no pronto socorro e refere febre há três dias, acompanhada de cefaleia, mal estar generalizado, dores musculares e prurido. Foi medicada com sintomáticos e teve alta. Retornou após dois dias com ressurgimento dos sintomas, além de vários episódios de vômitos. Ao exame, apresenta bom estado geral, desidratada +/4+, febril e exantema no tronco e MMII. Refere ter tido dengue em 2002, quando morava em Goiânia e apresentou os mesmos sintomas. O clínico suspeita de dengue e adota algumas medidas. Assinale a alternativa incorreta quanto à medida adotada pelo clínico.
A hanseníase ainda é um importante problema de saúde pública no país, sendo uma doença de notificação compulsória em todo território nacional, devendo todo médico estar atento a possíveis casos novos. Para a descoberta de novos casos de hanseníase são necessários os seguintes passos: I. Anamnese e exame físico cuidadosos que resultem em uma suspeição diagnóstica. II. Confirmação diagnóstica. III. Internação e isolamento do caso. IV. Exame dos contatos do caso através de investigação epidemiológica. Estão corretas as afirmações:
Compartilhar