Criança com 6 meses realizou vacina em unidade de saúde. Mãe refere que após 12 horas da vacinação, a criança havia apresentado palidez, desvio do olhar e crise convulsiva generalizada (2 minutos de duração). Após, permaneceu irritada por algumas horas, sem outras manifestações. Essa criança tem antecedentes familiares de epilepsia. A partir desse momento, a vacina que deve ser contraindicada seria a:
Menina de 2 anos e 6 meses, foi levada ao pronto atendimento com dor no braço direito após ter sido levantada pelos antebraços durante brincadeira (um adulto girou segurando-a pelas mãos). Estava com o antebraço fletido, apoiava a mão direita no abdome e não queria que ninguém mexesse no membro afetado. O provável diagnóstico foi:
Paciente de 55 anos é acompanhada por hipertensão arterial sistêmica (HAS) em uso de hidroclorotiazida há 5 anos. Nos últimos 6 meses, vem apresentado mau controle da pressão arterial e decide-se associar captopril após avaliação que não detectou sinais de HAS secundária. Após 1 mês de uso da combinação, paciente evolui com angioedema facial. Assinale o item abaixo que descreve a conduta adequada nesta paciente:
Paciente do sexo feminino, 34 anos de idade, com história de artralgia e artrite não erosiva em articulações interfalangeanas e punho, presença de rash malar associado à fotossensibilidade e úlceras orais. Tem anticorpo antinuclear (FAN) fortemente positivo. Não apresenta comprometimento de outros órgãos no momento. Diante deste quadro, as medicações mais indicadas para esta paciente são, EXCETO: