Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Hepatologia

A terapêutica inicial de escolha para sangramento agudo de varizes esofágicas em pacientes com cirrose alcoólica é:

A
embolização trans-hepática.
B
tamponamento por balão.
C
escleroterapia endoscópica.
D
sutura de varizes.
E
transecção esofágica e reanastomose.
Qual a etiologia mais comum de dilatação do trato urinário diagnosticada no período antenatal:
Mulher de 42 anos que refere perder urina quando tosse ou espirra. Teve um parto normal sem intercorrências há 11 anos. Não há distopia ao exame ginecológico, porém viabiliza-se perda de urina ao esforço. Ao exame urodinâmico, observou-se perda com pressão abdominal de 100cm H2O. Assinale a melhor alternativa.
Mulher de 37 anos, com sangramento genital irregular. Ao exame ginecológico identificou-se lesão vegetante no lábio anterior do colo uterino medindo 2,0 cm. Os paramétrios não estão comprometidos pelo toque retal e não há metástases a distância. Sabendo-se que a biópsia revelou carcinoma espinocelular invasivo, qual o tratamento indicado?
Um chefe de família recebe diagnóstico de tuberculose pulmonar e inicia o tratamento preconizado. A esposa, puérpera, apresenta quadro clínico e radiológico compatível com tuberculose pulmonar. O casal tem um filho de 5 dias de vida, nascido a termo, parto normal, pesando 3.240g, Apgar 9 e 10, que recebeu a vacina BCG. Qual a conduta diante do recém-nascido para protegê-lo das formas graves de tuberculose?
Compartilhar