Questões na prática

Pediatria

Psiquiatria

A Terapia Comunitária, sistematizada há mais de 20 (vinte) anos no Ceará, pelo psiquiatra Adalberto Barreto, hoje presente em vários cenários da saúde pública brasileira, possui como pilar teórico a:

A
antropologia cultural.
B
teoria da gestalt de Fritz Pearls.
C
pedagogia piagetiana.
D
psicanálise freudiana.
Os achados laboratoriais típicos da leishmaniose visceral (Calazar) são:
Célia tem 75 anos e, ao tropeçar no tapete de casa, cai e sofre fratura de quadril à esquerda. É levada para emergência pelo filho e recebe a indicação de tratamento cirúrgico. Célia apresenta, como comorbidades, DPOC, osteoporose e hipertensão arterial. Por questões relacionadas ao seu seguro saúde, a cirurgia ocorre 7 dias após a internação e ela tem alta no 3° dia de pós-operatório. Com 7 dias após a alta, você é chamado à casa de Célia, que se queixa de dor na perna operada. Ao exame observa-se que o membro inferior esquerdo está edemaciado até a raiz da coxa, doloroso à palpação e cianótico. Você orienta Célia e seus familiares sobre a necessidade de reinternação, pois se trata de:
Carolina tem 6 anos e foi levada por seu pai para assistir a um espetáculo infantil em comemoração ao Dia da Criança. Subitamente Carolina perde a consciência sendo prontamente encaminhada à Equipe de Emergência lotada no evento. Chega à ambulância em parada cardiorrespiratória e o pai nega doenças previamente conhecidas ou uso de medicamentos regulares. Considerando esta situação, as drogas de escolha na reanimação cardiorrespiratória cerebral de Carolina são:
Com relação as polineuropatias é incorreto afirmar:
Compartilhar