Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Pneumologia

Neurologia

A tosse representa um mecanismo de defesa importante na remoção de secreções excessivas e de corpos estranhos das vias aéreas. Apresenta-se como um dos sintomas mais comuns entre aqueles que levam pacientes a buscar atendimento médico. Com relação à tosse crônica, assinale a alternativa CORRETA:

A
Seu tempo de duração é sempre inferior a três semanas.
B
Raramente decorre de mais de uma causa.
C
Embora os testes diagnósticos sejam úteis para sua avaliação, o diagnóstico final deve basear-se na resposta terapêutica específica.
D
Gotejamento pós-nasal, refluxo gastroesofágico, uso de inibidor da ECA e resfriado comum são as principais causas.
E
Uma de suas causas, a hiper-responsividade brônquica, deve ser tratada com anti-histamínicos e broncodilatadores
Paciente interna na UTI com diagnóstico de hipertensão arterial de difícil controle. A necessidade de infusão de nitroprussiato de sódio leva o plantonista a inserir um cateter em veia subclávia direita por punção com a técnica de Seldinger. Após 10 minutos o paciente encontra-se em franca insuficiência respiratória com queda da saturação de O2 na oximetria de pulso, hipotensão arterial, taquicardia. A hipótese diagnóstica mais provável e o tratamento são:
A conduta indicada para recém-nascido, logo após o nascimento, filho de mãe com tuberculose pulmonar abacilífera, em tratamento há 30 dias, com esquema tríplice, de acordo com as Normas Nacionais de Controle da Tuberculose, é:
Paciente, sexo feminino, 36 anos de idade, grávida de oito meses, vítima de acidente automobilístico há um hora (colisão frontal), trazida à sala de emergência pelo SAMU, encontrando-se acordada, porém desorientada, em ventilação espontânea, eupneica, com movimentação espontânea dos membros, fásica, com discurso desconexo e abertura ocular espontânea. Referia dor em hemitórax direito. Na ocasião do acidente, seu marido dirigia o carro e faleceu na colisão. Ao exame físico, mostrava-se descorada ++/ IV. Pulso: 120 bpm, filiforme. Pressão arterial: 100X60 mmHg. Presença de dor à palpação da parede torácica anteroIateral direita, com crepitação e se evidenciando grande equimose local. Restante do exame físico era normal. Em relação à condução desse caso, é correto afirmar:
Paciente, 12 meses de vida, é levado à consulta de rotina. No seu histórico correspondente à análise do desenvolvimento - capacidade de adquirir funções ou realizar tarefas -, exclui-se:
Compartilhar