Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Pneumologia

Neurologia

A tosse representa um mecanismo de defesa importante na remoção de secreções excessivas e de corpos estranhos das vias aéreas. Apresenta-se como um dos sintomas mais comuns entre aqueles que levam pacientes a buscar atendimento médico. Com relação à tosse crônica, assinale a alternativa CORRETA:

A
Seu tempo de duração é sempre inferior a três semanas.
B
Raramente decorre de mais de uma causa.
C
Embora os testes diagnósticos sejam úteis para sua avaliação, o diagnóstico final deve basear-se na resposta terapêutica específica.
D
Gotejamento pós-nasal, refluxo gastroesofágico, uso de inibidor da ECA e resfriado comum são as principais causas.
E
Uma de suas causas, a hiper-responsividade brônquica, deve ser tratada com anti-histamínicos e broncodilatadores
De acordo com o calendário básico de vacinação da criança do Ministério da Saúde do Brasil de 2008, assinale a alternativa correta:
Levando-se em consideração o lactente sibilante, assinale a alternativa com a afirmação correta.
Considere as afirmações abaixo sobre sífilis congênita: I - A transmissão vertical do treponema pallidum ocorre no terceiro trimestre da gestação, em qualquer estágio clínico da doença materna. II - Aborto espontâneo ou natimortalidade ou morte perinatal ocorre em aproximadamente 40% das crianças infectadas a partir de mães não tratadas. III - Mais de 50% das crianças infectadas são assintomáticas ao nascimento, com surgimento dos primeiros sintomas, geralmente, nos primeiros três meses de vida. Qual a alternativa correta?
Primigesta tabagista de 25 anos, 28 a semana de gestação, apresenta na consulta de pré-natal altura uterina de 23 cm. Neste caso, para confirmar a principal hipótese diagnóstica é indicado:
Compartilhar