Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Pneumologia

Neurologia

A tosse representa um mecanismo de defesa importante na remoção de secreções excessivas e de corpos estranhos das vias aéreas. Apresenta-se como um dos sintomas mais comuns entre aqueles que levam pacientes a buscar atendimento médico. Com relação à tosse crônica, assinale a alternativa CORRETA:

A
Seu tempo de duração é sempre inferior a três semanas.
B
Raramente decorre de mais de uma causa.
C
Embora os testes diagnósticos sejam úteis para sua avaliação, o diagnóstico final deve basear-se na resposta terapêutica específica.
D
Gotejamento pós-nasal, refluxo gastroesofágico, uso de inibidor da ECA e resfriado comum são as principais causas.
E
Uma de suas causas, a hiper-responsividade brônquica, deve ser tratada com anti-histamínicos e broncodilatadores
Em relação à analgesia pós-operatória podemos afirmar, EXCETO:
Paciente feminina, 46 anos, inicia em casa com diarreia e evolui para confusão mental. É trazida ao pronto-socorro. Está confusa (Glasgow = 14), febril (39ºC), FC = 148 bpm, PA = 80/40. É ressuscitada com volume e vasopressores. Cateter de artéria pulmonar antes do volume e vasopressores com PVC = 8, PAP = 28, PAPO = 12, DC = 9,8, IC = 4,9, IRVS = 600. (DC = débito cardíaco, IC = índice cardíaco, IRVS = índice de resistência vascular sistêmica, PVC = pressão venosa central, PAPO = pressão da artéria pulmonar ocluída, PAP = pressão média da artéria pulmonar) O diagnóstico diferencial do choque inclui:
O diagnóstico precose do câncer infantil está diretamente relacionado ao prognóstico do paciente. Logo, o alto nível de suspeição deve estar presente na consulta pediátrica afim de detectar determinados sinais e sintomas que promovam o reconhecimento mais rápido desta enfermidade. São sinais e sintomas que em conjunto alertam para o diagnóstico de câncer na criança ou adolescente, exceto:
São contraindicações para o uso de ventilação mecânica não-invasiva, EXCETO:
Compartilhar