Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Pneumologia

Neurologia

Hematologia

A trombólise endovenosa no AVC agudo deve excluir:

A
os pacientes que já apresentaram AVC hemorrágico, pelo risco do sangramento.
B
os casos de trombofilias ou estados pró-trombóticos, que necessitam de anticoagulação.
C
os casos de tronco da artéria cerebral média, pois provoca lesões muitos extensas.
D
os pacientes que acordaram com o déficit.
E
os pacientes que apresentem RNI > 1,2 e plaquetas < 100.000.
No diagnóstico de uma paciente jovem, que se apresenta no serviço de emergência com dor abdominal, assinale a alternativa que indica a situação na qual o hemograma não pode contribuir.
Sobre trauma no sistema genitourinário, assinale a alternativa correta:
Considere uma paciente feminina, 60 anos, internada na Unidade de Terapia Intensiva há 3 dias, com choque séptico em pós-operatório de colectomia à Hartmann por peritonite fecal por diverticulite. Recebe antibioticoterapia, está em ventilação mecânica, com instabilidade hemodinâmica. O balanço hídrico acumulado dos 3 dias é 16.000 ml. Apresentava boa diurese, porém, há 6 horas, está anúrica. A sonda vesical não está obstruída. Qual das seguintes condutas é mais adequada?
Considere um paciente apresentando dor torácica, febre e expectoração purulenta há uma semana. O exame radiológico do tórax mostra uma consolidação alveolar no lobo superior direito e derrame pleural à direita. Efetua-se uma punção pleural cujo líquido se mostra amarelo claro e com os seguintes resultados de laboratório: densidade = 1025, proteínas de 3,5 g%, LDH de 500 UI/l, glicose de 70 mg/dl, pH de 7,3 e predomínio de polimorfonucleares com bacterioscopia e cultura negativas. Qual a melhor conduta terapêutica em relação ao derrame pleural?
Compartilhar