Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Pneumologia

Neurologia

Hematologia

A trombólise endovenosa no AVC agudo deve excluir:

A
os pacientes que já apresentaram AVC hemorrágico, pelo risco do sangramento.
B
os casos de trombofilias ou estados pró-trombóticos, que necessitam de anticoagulação.
C
os casos de tronco da artéria cerebral média, pois provoca lesões muitos extensas.
D
os pacientes que acordaram com o déficit.
E
os pacientes que apresentem RNI > 1,2 e plaquetas < 100.000.
Você está de plantão em um pronto-socorro, para onde foi trazido um jovem de 29 anos, vítima de colisão moto-poste em alta velocidade, com capacete. O paciente se apresenta com hematoma periorbital bilateral, bastante agitado, cianótico, com rouquidão e dificuldade para se expressar. Há múltiplas lesões nos ossos da face e mandíbula, dentes quebrados e bastante sangue na cavidade oral. Foi administrado oxigênio sob máscara facial, com reservatório 12 L/min e a saturação de oxigênio é de 78%. Qual a conduta mais recomendável?
João, com 62 anos, 80 kg, foi admitido na Unidade de Terapia Intensiva onde você está de plantão, em pós-operatório imediato de uma cirurgia de colectomia total. Após a primeira hora de admissão, o paciente ainda se apresenta sonolento, com pressão arterial média de 45 mmHg, frequência cardíaca de 125 bpm, pressão venosa central de 2 mmHg, tempo de enchimento capilar acima de 2 segundos e a diurese na última hora foi de 20 ml. Qual a conduta imediata mais adequada?
A ingestão de duas a três doses de uísque resulta em uma concentração sérica de álcool entre 20 e 30 mg/dl. Em indivíduos sem tolerância, assinale a opção que descreve a relação correta entre concentração sérica e sintomas.
Com relação às queimaduras, assinale a errada:
Compartilhar