Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

A tuberculose ainda é uma doença muito prevalente em nosso meio. Em relação a sua prevenção, podemos afirmar que:

A
todo paciente infectado pelo micobacterium tuberculosis está doente.
B
a quimioprofilaxia secundária é realizada nos contactantes não infectados.
C
separar talheres dos doentes é a principal medida de controle da transmissão.
D
o controle dos comunicantes é considerado medida preventiva.
E
a BCG deve ser administrada a todas as crianças no Brasil.
Um paciente de 60 anos, masculino, ex-tabagista de 1 maço de cigarro por dia durante 40 anos, com diagnóstico de câncer de pulmão, procura o serviço de saúde de sua região com sintomas característicos de Síndrome de Veia Cava Superior. Todas as alternativas abaixo compõem essa síndrome, EXCETO:
Em relação à pesquisa de Linfonodo Sentinela (LS) em câncer, podemos afirmar que: I - a pesquisa de LS em melanoma cutâneo está indicada quando se constata espessura de Breslow maior ou igual a 0,76. II - a pesquisa do LS em cabeça e pescoço é mais complexa, havendo maior dificuldade para identificação em função da proximidade de estruturas nobres e da variação da drenagem linfática. III - a pesquisa do LS em câncer de mama está indicada somente para tumores maiores que 3 cm com axila clinicamente negativa.
Com relação às drogas para o tratamento do tabagismo relacione as colunas: A- Bupropiona B- Vareniclina C- Clonidina D- Terapia de reposição da Nicotina 1- Risco de convulsões. 2- Deve ser introduzida tão logo o paciente pare de fumar. 3- Suspensão abrupta pode ocasionar crise hipertensiva. 4- Reduz a satisfação de fumar por efeito antagonista ao da nicotina.
Tríade característica de Glomerulonefrite difusa aguda.
Compartilhar