Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

A tuberculose, doença prevenível e curável, constitui ainda hoje uma ameaça para a Saúde Pública no Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil ocupa o 14º lugar entre os 23 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. Assinale a alternativa CORRETA:

A
Não há indicação de cultura para micobactérias na maioria dos casos de retratamento após falência bacteriológica ao esquema R/H/Z.
B
A tuberculose pleural é a forma extrapulmonar mais comum em indivíduos HIV positivos.
C
O esquema II de tratamento está indicado para os casos de falência dos esquemas I e IR e tem duração de nove meses.
D
Não há indicação de quimioprofilaxia para pessoas com viragem tuberculínica recente (últimos doze meses) e que apresentem aumento na resposta tuberculínica de, no mínimo, 10mm em relação à enduração inicial.
E
Na tuberculose primária pode ocorrer consolidação pneumônica, simulando uma pneumonia bacteriana, com broncograma aéreo na radiografia de tórax.
Qual das manifestações clínicas do lupus eritematoso sistemico, abaixo citadas, é considerada a menos frequente?
Em relação à HAS, marque a alternativa INCORRETA.
A confirmação diagnóstica da gota é feita quando há:
Considere uma paciente de 45 anos, colecistomizada há 20 anos sem problemas e que há um mês vem apresentando dor abdominal alta e icterícia progressiva. A suspeita é coledocolitíase, que foi confirmada pela USG. Em relação a este caso, assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar