Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

A tuberculose, doença prevenível e curável, constitui ainda hoje uma ameaça para a Saúde Pública no Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil ocupa o 14º lugar entre os 23 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. Assinale a alternativa CORRETA:

A
Não há indicação de cultura para micobactérias na maioria dos casos de retratamento após falência bacteriológica ao esquema R/H/Z.
B
A tuberculose pleural é a forma extrapulmonar mais comum em indivíduos HIV positivos.
C
O esquema II de tratamento está indicado para os casos de falência dos esquemas I e IR e tem duração de nove meses.
D
Não há indicação de quimioprofilaxia para pessoas com viragem tuberculínica recente (últimos doze meses) e que apresentem aumento na resposta tuberculínica de, no mínimo, 10mm em relação à enduração inicial.
E
Na tuberculose primária pode ocorrer consolidação pneumônica, simulando uma pneumonia bacteriana, com broncograma aéreo na radiografia de tórax.
Um homem de 55 anos apresenta dor torácica súbita, irradiada para membro superior esquerdo, que, após alguns minutos, migra para região abdominal e membro inferior esquerdo. No momento, está em regular estado geral, orientado, com fácies de dor. P: 120 bpm; pressão arterial no membro superior direito: 220 × 110 mmHg. Não tem pulso femoral à esquerda, tendo sinais de isquemia aguda na perna do mesmo lado. Sobre dissecções agudas de aorta, é INCORRETO:
Uma paciente de 48 anos, praticante de jiu-jitsu, comparece à consulta em caráter de emergência, queixando-se de quadro de vertigem. Segundo informa, suas crises têm ocorrido de forma intermitente nos últimos meses, sempre associadas a movimentos bruscos enquanto ela se encontra deitada na cama. A realização da manobra de Dix-Hallpike evoca a instalação de nistagmo horizontal com componente rápido para a direita, além de náuseas. A paciente não apresenta qualquer comprometimento auditivo. A melhor conduta para a paciente é:
Analise as afirmativas a seguir com relação às características do Eletrocardiograma (E.C.G.) na Febre Reumática. I. A alteração mais comum no E.C.G é o aumento do intervalo PR e não tem relação com quadro infeccioso e com o prognóstico. II. Bloqueios atrioventriculares (BAV) de primeiro e de segundo graus são achados comuns na fase aguda. III. Fibrilação atrial ocorre na fase crônica da doença. IV. Na presença de pericardite, há supradesnivelamento do segmento ST. Está correto apenas o que se afirma em
Uma paciente de 18 anos procura o cirurgião geral, por causa de uma hérnia, sem sintomas. Ao exame, foi diagnosticada uma hérnia femoral, facilmente redutível, do lado direito. A conduta a ser adotada nesse caso é:
Compartilhar