A tuberculose, doença prevenível e curável, constitui ainda hoje uma ameaça para a Saúde Pública no Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil ocupa o 14º lugar entre os 23 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Não há indicação de cultura para micobactérias na maioria dos casos de retratamento após falência bacteriológica ao esquema R/H/Z.
B
A tuberculose pleural é a forma extrapulmonar mais comum em indivíduos HIV positivos.
C
O esquema II de tratamento está indicado para os casos de falência dos esquemas I e IR e tem duração de nove meses.
D
Não há indicação de quimioprofilaxia para pessoas com viragem tuberculínica recente (últimos doze meses) e que apresentem aumento na resposta tuberculínica de, no mínimo, 10mm em relação à enduração inicial.
E
Na tuberculose primária pode ocorrer consolidação pneumônica, simulando uma pneumonia bacteriana, com broncograma aéreo na radiografia de tórax.
Outras questões
Paciente do sexo feminino 47 anos descobre em exame de rotina lesão de 8 x 7 cm ocupando os segmentos VII e VIII do fígado com diagnóstico tomográfico de hemangioma. A paciente é assintomática, porém está insegura, pois tem medo que a lesão malignize ou rompa espontaneamente. A melhor conduta seria:
Quanto a fisiopatologia, a gota é classificada como:
Paciente com história de acidente automobilístico, politraumatizado, dá entrada no pronto-socorro onde você é o(a) médico(a) responsável, trazido pela unidade básica de resgate, sendo relatada pelos socorristas a suspeita de pneumotórax hipertensivo à direita e choque circulatório. A sua conduta inicial neste caso será:
É considerado fator de mau prognóstico para a evolução da hemorragia digestiva alta aguda: