Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

A tuberculose (TB) é um problema de saúde prioritário no Brasil. No que diz respeito a esse agravo, assinale a alternativa INCORRETA:

A
A apresentação da TB na forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a forma pulmonar, especialmente a bacilífera, a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença.
B
Entre os exames disponíveis, a baciloscopia direta do escarro é o método prioritário no diagnóstico da TB. Executada corretamente, ela permite detectar a maior parte dos casos de tuberculose pulmonar.
C
A tuberculose é uma doença curável em praticamente 100% dos casos novos, sensíveis aos medicamentos anti-TB, desde que obedecidos os princípios básicos da terapia medicamentosa e a adequada operacionalização do tratamento.
D
A transmissibilidade do bacilo da Tuberculose está presente desde os primeiros sintomas respiratórios, caindo rapidamente após o início de tratamento efetivo.
E
O tratamento da tuberculose deve ser feito em regime ambulatorial, supervisionado, no serviço de saúde mais próximo da residência ou do trabalho do doente. A hospitalização só está indicada em casos excepcionais, como a meningite tuberculosa e coinfecção pelo HIV.
Adolescente do sexo masculino apresenta dor no quadril D e anormalidade na marcha há uma semana. Nega qualquer outro sinal ou sintoma. Deslizamento da Epífise da Cabeça do Fêmur (DECF) foi a hipótese diagnóstica sugerida pelo pediatra. Em relação ao DECF, é CORRETO afirmar que:
Um escolar com diabetes mellitus do tipo 1, cuja família realiza monitoração de glicemias, vai ao pronto atendimento com quadro de tosse e febre. Tem como diagnóstico pneumonia lobar sem complicações e está bem compensado do diabetes. A conduta recomendada é tratamento:
Lactente de sete meses de idade é atendido na UBS com quadro clínico de rinorreia, tosse seca e diminuição do apetite há três dias. Exame físico: sem distermia, reativa, FR = 32 irpm e sem tiragem. Verifica-se na Caderneta de Saúde da Criança a seguinte cobertura vacinal: ao nascimento: BCG e a 1ª dose da vacina anti-HVB; 1 mês: 2ª dose da anti-HVB; 2 meses: 1ª dose de vacina tetravalente (DPT+Hib), a 1ª dose de vacina oral contra pólio (VOP) e a 1ª dose de vacina oral de contra rotavírus Humano (VORH). Ausência de cicatriz vacinal pós-BCG. Diante do exposto, quais vacinas o lactente deve receber na oportunidade para compensar as oportunidades desperdiçadas no que se refere ao Calendário Básico de Vacinação do Ministério da Saúde?
Assinale a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE: Paciente adulto com sequela de osteomielite de fêmur recebeu diagnóstico de doença crônica. A presença de ____________ caracteriza uma osteomielite crônica.
Compartilhar