Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Dermatologia

A tuberculose (TB) é um problema de saúde prioritário no Brasil. No que diz respeito a esse agravo, assinale a alternativa INCORRETA:

A
A apresentação da TB na forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a forma pulmonar, especialmente a bacilífera, a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença.
B
Entre os exames disponíveis, a baciloscopia direta do escarro é o método prioritário no diagnóstico da TB. Executada corretamente, ela permite detectar a maior parte dos casos de tuberculose pulmonar.
C
A tuberculose é uma doença curável em praticamente 100% dos casos novos, sensíveis aos medicamentos anti-TB, desde que obedecidos os princípios básicos da terapia medicamentosa e a adequada operacionalização do tratamento.
D
A transmissibilidade do bacilo da Tuberculose está presente desde os primeiros sintomas respiratórios, caindo rapidamente após o início de tratamento efetivo.
E
O tratamento da tuberculose deve ser feito em regime ambulatorial, supervisionado, no serviço de saúde mais próximo da residência ou do trabalho do doente. A hospitalização só está indicada em casos excepcionais, como a meningite tuberculosa e coinfecção pelo HIV.
Um homem de 30 anos de idade, com fratura de esterno, é submetido a aortografia por alargamento de mediastino na radiografia de tórax. São fatores associados a este tipo de fratura, EXCETO:
Sobre os testes de triagem neonatal, é correto afirmar:
Sobre o tratamento clínico da diverticulite aguda, assinale a alternativa INCORRETA.
São tumores primários que produzem metástases líticas, exceto:
Compartilhar