Na hérnia inguinal da criança, é correto afirmar que:
A
quanto menor a criança, maior a possibilidade de encarceramento ou estrangulamento, razão pela qual existe maior urgência na realização da cirurgia.
B
a cirurgia deve ser indicada após os 6 meses de vida nos meninos.
C
deve-se realizar a exploração cirúrgica contrateral apenas em meninos com mais de 4 anos quando a hérnia for do lado direito.
D
deve-se tomar conduta expectante em ambos os sexos até que a criança complete 2 anos de idade.
E
a utilização de cintos e faixas de proteção por um período de até 6 meses são um fator importante na involução espontânea da hérnia, dispensando-se dessa forma a cirurgia.
Outras questões
Escolar de seis anos com história de náusea ocasionalmente acompanhada de dor abdominal, seguida de cefaleia bitemporal, de caráter pulsátil, episódica, associada à fotofobia e fonofobia, com exame neurológico normal. A primeira hipótese diagnóstica é:
O diagnóstico de baixa estatura significa que a estatura da criança se situa, para seu sexo e idade, na curva de percentis:
São manifestações típicas em pacientes com tamponamento cardíaco, EXCETO:
Homem, 18 anos, andando de bicicleta e segurando-se na traseira de caminhão, é jogado a 8 m de distância. Ao chegar à Emergência, apresenta respiração ruidosa e sangramento oral por múltiplas lesões faciais. Sua coluna cervical é então estabilizada, mas a colocação de máscara facial com reservatório a 10 L/min de oxigênio não proporciona melhora clínica. Devido ao sangramento e ao trauma facial não é possível a intubação orotraqueal. O paciente, que estava letárgico, faz apneia. O melhor procedimento para garantir a perviedade das vias aéreas é: